Engenharia 360

Por que habilidades digitais são cada vez mais requeridas pelo mercado de trabalho?

Engenharia 360
por Redação 360
| 31/10/2022 | Atualizado em 02/11/2022 3 min

Por que habilidades digitais são cada vez mais requeridas pelo mercado de trabalho?

por Redação 360 | 31/10/2022 | Atualizado em 02/11/2022
Engenharia 360

Acredito que você saiba que um bom profissional não pode “dormir na praia”. Assim, se nos acomodarmos demais, acreditando que já estudamos o suficiente, já aprendemos tudo que precisávamos, de que não precisamos mais buscar por uma evolução, é provável que seremos “devorados” pelo mercado. Melhor é nos mantermos abertos a mudanças, trabalhando sempre de maneira adaptável, explorando novas ferramentas – o que inclui aparelhos e plataformas. Estamos nos referindo à sua “alfabetização digital”. Afinal, você tem habilidades digitais? Sabe dizer?

O que é “alfabetização digital”?

Não faz muito tempo, os profissionais já se achavam bem “moderninhos” apenas saber mandar e-mails ou digitar textos em programas como Word e Excel. Isso não basta mais! As tecnologias evoluíram bastante e, do mesmo modo, essa expressão também. Hoje, o significado é:

“Alfabetização digital agora significa conhecer as técnicas necessárias para ter sucesso em uma sociedade em que a comunicação e o acesso à informação dependem cada vez mais das tecnologias digitais, como plataformas online e telefones celulares.” – trecho de reportagem de G1.

Então, o que isso quer dizer? Que temos de buscar entender outras ferramentas digitais – como softwares colaborativos -, sobretudo pensando em como realizar determinadas tarefas, simples ou complexas, a nível profissional. Vale exercitar como trabalhar com telefones celulares pessoais até impulsionar programas de fluxo de trabalhos colaborativos.

Como melhorar nossa alfabetização digital?

Podemos fazer cursos? Sim! Mas também precisamos treinar a nossa mentalidade. Primeiro, novamente, sem nos acomodarmos ao que já sabemos, sempre disponíveis para aprender qualquer tecnologia que venha com novos trabalhos e também buscando se adaptar às ferramentas e abordagens em constante evolução. A questão, claro, é que cada tecnologia desenvolvida amplia as exigências de conhecimento dos profissionais. E se você der as costas para isso, pode ser rapidamente descartado nas entrevistas de emprego.

habilidades digitais
Imagem reproduzida de SINDEPRESTEM

Por que precisamos entender as novas tecnologias?

Se você for empreendedor e quiser administrar suas vendas e emitir notas fiscais, por exemplo, vai precisar entender de tecnologias digitais. Isso inclui processadores de texto, planilhas de cálculo, serviços avançados de web design, análise de dados, programação de computadores e criação de códigos. E tenha em mente que a tecnologia deixou de ser algo específico de alguns poucos setores.

Se antes pensávamos que ter conhecimento digital era um bônus, hoje é algo fundamental no currículo.

Não, você não precisa saber tudo, dominar o mundo digital por completo. O certo é focar no que precisa, neste momento, para se sentir confiante em desempenhar as suas tarefas, conseguir um emprego ou subir de posição dentro da sua empresa. Ademais, não custa ver soluções para tornar as suas tarefas rotineiras mais fáceis. Lembrando que este processo de atualização em conhecimentos digitais JAMAIS chegará a um fim! E, sim, será um processo de muita tentativa e erro!

habilidades digitais
Imagem reproduzida de UNASP

Como sair na frente nesta competição do mercado? Olha, tem que ficar ligado, pois as grandes empresas já oferecem treinamento para qualquer conhecimento digital que seja necessário. Mas, com a Internet agora mais ao “alcance das mãos”, é válido aproveitar toda forma de aprendizado online ou cursos de desenvolvimento. E… compartilhar conhecimento com os colegas, é uma das formas comprovadas de adquirir novas habilidades!

E o que você faz fora do ambiente de trabalho? Sim, porque isso ajuda também! Por exemplo, o uso da tecnologia em casa oferece oportunidades para experimentar e aprender. Assim, o uso de redes sociais pode ajudá-lo a acostumar-se com as formas de comunicação mais informais, que também é algo que encontrará nas ferramentas de colaboração no local de trabalho.

habilidades digitais
Imagem reproduzida de Tudo Celular

E se eu não quisermos aprender, podemos terceirizar trabalhos relacionados às tecnologias digitais?

Podemos, está no nosso direito! Mas entenda que é obrigação de todos os profissionais manter essa atualização em dia para podermos, juntos, evoluir o mercado de trabalho – em constante mutação e que valoriza cada vez mais os conhecimentos digitais. E, sim, conhecimentos digitais ou alfabetização digital pode ser usado como poder de barganha no mercado de trabalho! Fique esperto!

Veja Também: Soft skills: quais são as habilidades essenciais para “sobreviver” às mudanças de mercado?


Fontes: G1.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo