Logo entra a estação do inverno aqui, no Hemisfério Sul. E em regiões mais do sul do Brasil, a temperatura tende realmente a cair. Não quer dizer que faça menos frio no nosso país do que na Europa ou América do Norte, por exemplo, óbvio que não. Acontece que as casas por aqui são menos preparadas para podermos suportar as baixas temperaturas. Por isso se faz ainda mais necessária a instalação de aquecedores nas residências. Ou seja, usar eletrodomésticos eficientes para esquentar ambientes é a melhor solução para nos proteger do frio dentro das edificações. Saiba mais sobre isso no texto a seguir!
Veja Também: Conheça tecnologias para se proteger do frio do Inverno
Quais os tipos de aquecedores que existem?
Podemos dizer que existem basicamente 5 tipos diferentes de aquecedores. Para começar, tem os aquecedores elétricos, que são alimentados, claro, por energia elétrica.
Depois, os aquecedores a óleo, com troca de calor entre o óleo quente, dentro do aparelho, e o ambiente. Trata-se de um tipo de aparelho super indicado para ambientes cujos moradores têm problemas respiratórios, pois não ressecam o ar.
Os termo ventiladores, que funcionam quase como ventiladores, com passagem de ar por uma resistência e ventos quentinhos que são espalhados via uso de hélices.
Os halógenos, que até podem ser portáteis e que aquecem o ar por meio de lâmpadas protegidas por grades, para evitar acidentes.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Por fim, os aquecedores de parede, não portáteis, muito parecidos com ar-condicionados comuns.
Como escolher aquecedor para casa?
De fato, existem muitos tipos de aquecedores disponíveis no mercado. E o que vai determinar a escolha de um modelo dentre estes são as necessidades da família e as características do imóvel; ou seja, o aquecedor selecionado deve ser compatível com isso. Mas tenha em mente que, acima de tudo, todo dispositivo dessa linha tem como função principal gerar calor e jogá-lo para o ambiente onde está instalado e que precisa ser aquecido. Já outras características de funcionamento também devem ser observadas, mas só como um "plus".
Nua situação assim, pensar em custo-benefício é bom, mas não o melhor. O ideal é primar pela segurança!
Aquecedor a gás
Casas construídas na região Sudeste do Brasil podem ter um aquecedor simples elétrico. Já quanto mais para o sul do país, mais aumenta a necessidade de sistema de calefação, com aquecedor a gás, por exemplo. E por quê? Porque é um tipo de aquecedor que pode ficar ligado por mais tempo. Mas se a sua casa é antiga e não pode passar por reformas, há a alternativa dos aquecedores portáteis, como o de cerâmica, que consegue manter o calor por mais tempo em ambientes amplos. E a melhor parte é que ele, mesmo desligado por certo tempo, ainda continua a emitir calor, tirando o local daquele frio insuportável, por assim dizer.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: Conheça 8 modelos de ar condicionado portátil [casa fresca sem reforma]
Cerâmico a gás
Outra coisa que precisamos destacar é que os aquecedores cerâmicos têm mais potência para aquecer ambientes maiores do que os aquecedores a óleo. Eles também são mais baratos e econômicos, além de serem leves, o que torna a portabilidade muito simples. A saber, um aquecedor a óleo comum pode pesar cerca de 8 a 10 kg, enquanto um de cerâmica com a mesma capacidade pesaria entre 1 a 2 kg. Ainda existe aquecedor de cerâmica a gás. Contudo, não é muito recomendado por apresentar alto risco de explosão. Por outro lado, a capacidade de conseguir mandar calor para os ambientes por mais tempo mesmo desligado, faz esse modelo ser considerado mais econômico que os aquecedores elétricos.
Porém, alguns especialistas discordam de que esse aquecedor seja mesmo o mais econômico financeiramente. Isso porque, num primeiro momento, sua instalação é bastante complicada. Mas não podemos esquecer o aumento expressivo do gás encanado nos últimos tempos. No fim, pode ser que o comparativo de cálculo mostre que a diferença de gasto com aquecedores a gás, halogênios e eletricidade não seja tão diferente. E você, concorda com isso? Escreva nos comentários!
Veja Também: Energia cara? Usar ou não usar ar condicionado? [melhores soluções de mercado]
Fontes: Zoom, Um Como, TecMundo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.