Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça alguns dos mais importantes megaprojetos de Engenharia e Arquitetura espalhados pelo mundo

por Simone Tagliani | 18/12/2020

Existem alguns projetos de Engenharia e Arquitetura que fogem dos padrões, apresentam soluções inovadores e, por isto, entram para a história como o título de megaprojetos.

Precisamos concordar que praticamente tudo o que é desenvolvido na Engenharia e Arquitetura nos impressiona – seja por questões de proporção, técnica ou estética.  No texto a seguir, veremos alguns destes megaprojetos!

Trata-se de obras de referência máxima do que de melhor há em termos de construção de edifícios e planejamento urbano. Em todas elas foram utilizadas tecnologias avançadas, capazes de responder aos mais diversos desafios climáticos, topográficos e de manifestação cultural. Pode-se dizer que são perfeitos símbolos de civilizações e períodos históricos! Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

imagem de Pirâmides egípcias
Pirâmides egípcias (imagem de PXhere)

1. Grande Pirâmide de Gizé

A grande Pirâmide de Gizé está localizada na Necrópole de Gizé, nos arredores da cidade do Cairo, no Egito. Esta construção é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo – ao lado das pirâmides de Quéfren e Miquerinos, além da grande Esfinge.

Tudo impressiona neste grande monumento! Primeiro a proporção desta estrutura – com quase 140 metros de altura –, sendo a maior pirâmide entre as 80 existentes em todo o território nacional! Segundo, sua técnica construtiva, que consiste em gigantescos blocos de pedra de calcário empilhados uns sobre os outros – considerada um enigma da Engenharia e Arquitetura.

imagem de Pirâmide Gizé
Pirâmide Gizé (imagem de Revista Veja)

2. Grande Muralha da China

A Grande Muralha da China trata-se da união de várias estruturas de fortificação e torres de vigias que, juntas, medem milhares de quilômetros de comprimento – inclusive podendo ser vista do espaço. Ela foi construída m maior parte no período da dinastia Ming – entre 1368 e 1644 a.C.

Esta muralha é feita com pedras, tijolos, terra compactada, madeira e outros materiais sobre terreno acidentado. Além de proteger o povo chinês – principalmente dos mongóis, servia também como Rota da Seda. Na época em que foi erguida, representava uma tecnologia extremamente avançada de Engenharia e Arquitetura.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

foto aérea da Grande Muralha da China
Grande Muralha da China (imagem de Wikimedia )

3. Casas modernas

Três grandes obras devem ser acrescentadas a esta lista. Para começar, a Villa Savoye, de 1920, que está localizada em Poissy, na França, e que é projeto de Le Corbusier e importante exemplo do Estilo Internacional. Depois, a Casa da Cascata, de 1934, localizada no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, projeto de Frank Lloyd Wright, e destaque pelas estruturas em balanço. E não poderia faltar a Glass House, de 1949, localizada em Connecticut, também nos Estados Unidos, projeto de Philip Johnson e importante exemplo do Estilo Minimalista.

4. Museus Guggenheim

Guggenheim é o nome de uma família americana criadora de uma das maiores fundações de arte do mundo, com lindos museus em funcionamento em vários países. Dois deles, em especial, se destacam por seu incrível projeto de Engenharia e Arquitetura: o Guggenheim de Nova York e o Guggenheim de Bilbao.

O Museu Solomon R. Guggenheim de Nova York, de 1937, projeto de Frank Lloyd Wright, é exemplar neoexpressionista, repleto de rampas em espiral e uma linda cúpula no centro. Já o o Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha, de 1997, projeto de Frank Gehry, é símbolo do desconstrutivismo, com complexa estrutura de superfícies de titânio lembrando escamas de peixe que, entre curvas e linhas torcidas, parece desafiar a gravidade.

5. Coberturas em concreto

Em primeiro lugar neste tópico colocamos o terminal TWA do Aeroporto Jonh F. Kennedy, localizado em Nova York, de 1959, projetado por Eero Saarinen. Ele é uma importante representação do Estilo Internacional pós-guerra, com estrutura que mais lembra asas de gaivotas. Em seguida, a Ópera de Sydney, de 1973, projeto de Jorn Utzon, com cobertura em três conchas interligadas. Por fim, o Templo de Lótus de Nova Déli, na Índia, de 1986, projeto de Fariborz Sahba, com uma estrutura de nove lados lembrando uma flor de lótus.

6. Três gigantes

A corrida pelo arranha-céu mais alto parece não ter fim. Nos últimos anos, conhecemos três obras magníficas de Engenharia e Arquitetura que, definitivamente, entraram para a história – especialmente por suas características estruturais que aguentam grandes cargas de ventos!

Em 2010, Dubai, a capital dos Emirados Árabes Unidos, lançou a torre Burj Khalifa, com 828 metros de altura – sendo, por hora, o edifício mais alto do mundo -, e formato de flor-de-lis, símbolo de realeza. Já em 2012, Londres inaugurou o Shard, com 306 metros de altura e forma industrial e tecnológica. E, no ano de 2013, a cidade de Gidá, na Arábia Saudita, começou a trabalhar com a Torre de Jeddah, que terá 1km de altura.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

7. Cidades do Futuro

O mundo da Engenharia e Arquitetura agora conhece conceitos diferentes de planos de cidades para o futuro. Um deles, por exemplo, é o das Sky Cities, com estruturas artificiais instaladas sobre as águas e tomando grandes alturas, bem acima das nuvens!

Algo semelhante já é visto nos megaprojetos das ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes – o conjunto de Palm Islands, por exemplo, chama a atenção por sua forma peculiar de palmeira. A ideia dos gestores da cidade é expandir a costa do país, levando em conta o turismo, a força dos ventos e as ondas marinhas. Mas, em outro projeto, o do Canal Dubai – que será o mais extenso do mundo, com 74 mil km de comprimento – o foco é envolver áreas urbanas com água, criando pequenos oásis e pleno deserto.

Veja Também: As 10 maiores obras de engenharia do mundo


Fontes: Instituto de Engenharia, Galeria da Arquitetura, Viva Decora, Grupo RB Engenharia, UOL, OEC Eng.

Conhece mais algum que não foi citado? Conte para a gente nos comentários!

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.