Engenharia 360

Pinterest: será que esta rede ainda pode ajudar no nosso trabalho?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 17/08/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

Pinterest: será que esta rede ainda pode ajudar no nosso trabalho?

por Simone Tagliani | 17/08/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

O processo de criar é algo bastante complexo. É difícil prever onde encontrar a inspiração. Mas também podemos realizar alguns exercícios para despertar a nossa criatividade, como, por exemplo, olhar algumas imagens de projetos similares àqueles que queremos executar, analisando possíveis estilos e tendências de mercado. Essa ideia, aliás, inspirou a criação de uma plataforma que tem hoje mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo, que é o Pinterest.

inspiração com Pinterest
Imagem reproduzida de Smartphones, Notebooks e Computadores – Positivo

Já pensou em usar o Pinterest para alavancar os números da sua empresa? Saiba porque esta é uma boa ideia no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Redescobrindo o Pinterest

O Pinterest, como dito antes, é uma plataforma – não uma rede social; um webespaço onde as pessoas podem publicar imagens inspiradoras em diferentes segmentos. Sendo você um engenheiro ou arquiteto, pode encontrar nesta plataforma várias ideias incríveis de conceitos de projetos, e mais. Inclusive, é possível até achar explicações para algumas dúvidas técnicas em ilustrações e infográficos publicados por diferentes profissionais.

Sua empresa pode criar e editar um perfil no Pinterest; criar pins temáticos que apresentem diferentes conceitos em imagens; além de seguir outras páginas de parceiros e clientes que considera inspiradoras.

inspiração com Pinterest
Imagem reproduzida de Ideris

Ligação da plataforma com o Marketing de Empresas

O Pinterest tem um “concorrente de peso”, o Google Imagens. Contudo, as duas plataformas têm as suas diferenças. Mas precisamos ressaltar que o Pinterest é um buscador visual e o Google Imagens é um indexador – este segundo não funciona como ambiente fechado. Talvez por isso o Pinterest seja, dentre as duas opções, a melhor escolha para o Marketing de Empresas, ajudando a intensificar a atividade visual das marcas, e até como uma alternativa de branding importante na integração com clientes.

Sim, o Pinterest pode ajudar empresas a desenvolverem suas atividades online, com grande potencial para o Marketing Digital – trabalhando assuntos em alta e disseminando conteúdos – e geração de negócios online, alcançando públicos específicos. Inclusive, sabendo disso, a própria gerenciadora da plataforma lançou, depois de um tempo, a possibilidade de criação de contas para empresas e ferramentas de análise de engajamento.

A vantagem das contas corporativas é mesmo o compartilhamento de ideias para inspirar potenciais clientes que possam se sentir mais bem conectados com o conceito das marcas. Na plataforma, os usuários podem interagir entre si e até criar os seus quadros de conceitos, que acaba gerando ainda mais acessos, entre outras ações, para as empresas – seus sites de vendas e redes sociais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

inspiração com Pinterest
Imagem reproduzida de Viva Decora

Motivos para apostar no Marketing Digital dentro do Pinterest

Uma boa estratégia de Marketing é capaz de direcionar bem campanhas dentro do Pinterest para sugestão orgânica de compras, apresentando aos usuários opções de produtos com base nos seus pins e imagens salvas.

Saiba que grande parte dos usuários do Pinterest descobriram empresas e produtos usando a plataforma. Depois disso, a maioria decidiu por experimental um produto ou serviço recomendado nesse webespaço. E tem mais, especialistas afirmam que cerca de 80% acaba acessando o Pinterest durante a fase de decisão de compra!

Quer aumentar o seu engajamento na plataforma e atrair mais clientes para a sua empresa? Então, anote essas dicas!

  1. aposte mais em publicações de imagens “verticais” ou “longas”;
  2. não esqueça de acrescentar links externos nos campos correspondentes e de incorporar os pins que criou em seu site – pode usar a ferramenta ‘Pincode’ para compartilhar o seu perfil;
  3. crie painéis colaborativos também;
  4. e use a busca pela câmera para encontrar na plataforma objetos do mundo real.

Dica final: acompanhe os seus resultados de desempenho no Pinterest pelo ‘Pinterest for Business’. Por lá, é possível identificar os pins que mais fizeram sucesso, dando uma ideia do que você pode produzir daí em diante.


Fontes: Meu Positivo, ArchTrends.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital e Marketing Digital; estudante de Gestão de Projetos; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo