Engenharia 360

Pinterest: será que esta rede ainda pode ajudar no nosso trabalho?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 17/08/2022 | Atualizado em 20/08/2022 3 min

Pinterest: será que esta rede ainda pode ajudar no nosso trabalho?

por Simone Tagliani | 17/08/2022 | Atualizado em 20/08/2022
Engenharia 360

O processo de criar é algo bastante complexo. É difícil prever onde encontrar a inspiração. Mas também podemos realizar alguns exercícios para despertar a nossa criatividade, como, por exemplo, olhar algumas imagens de projetos similares àqueles que queremos executar, analisando possíveis estilos e tendências de mercado. Essa ideia, aliás, inspirou a criação de uma plataforma que tem hoje mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo, que é o Pinterest.

inspiração com Pinterest
Imagem reproduzida de Smartphones, Notebooks e Computadores – Positivo

Já pensou em usar o Pinterest para alavancar os números da sua empresa? Saiba porque esta é uma boa ideia no texto a seguir!

Redescobrindo o Pinterest

O Pinterest, como dito antes, é uma plataforma – não uma rede social; um webespaço onde as pessoas podem publicar imagens inspiradoras em diferentes segmentos. Sendo você um engenheiro ou arquiteto, pode encontrar nesta plataforma várias ideias incríveis de conceitos de projetos, e mais. Inclusive, é possível até achar explicações para algumas dúvidas técnicas em ilustrações e infográficos publicados por diferentes profissionais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Sua empresa pode criar e editar um perfil no Pinterest; criar pins temáticos que apresentem diferentes conceitos em imagens; além de seguir outras páginas de parceiros e clientes que considera inspiradoras.

inspiração com Pinterest
Imagem reproduzida de Ideris

Ligação da plataforma com o Marketing de Empresas

O Pinterest tem um “concorrente de peso”, o Google Imagens. Contudo, as duas plataformas têm as suas diferenças. Mas precisamos ressaltar que o Pinterest é um buscador visual e o Google Imagens é um indexador – este segundo não funciona como ambiente fechado. Talvez por isso o Pinterest seja, dentre as duas opções, a melhor escolha para o Marketing de Empresas, ajudando a intensificar a atividade visual das marcas, e até como uma alternativa de branding importante na integração com clientes.

Sim, o Pinterest pode ajudar empresas a desenvolverem suas atividades online, com grande potencial para o Marketing Digital – trabalhando assuntos em alta e disseminando conteúdos – e geração de negócios online, alcançando públicos específicos. Inclusive, sabendo disso, a própria gerenciadora da plataforma lançou, depois de um tempo, a possibilidade de criação de contas para empresas e ferramentas de análise de engajamento.

A vantagem das contas corporativas é mesmo o compartilhamento de ideias para inspirar potenciais clientes que possam se sentir mais bem conectados com o conceito das marcas. Na plataforma, os usuários podem interagir entre si e até criar os seus quadros de conceitos, que acaba gerando ainda mais acessos, entre outras ações, para as empresas – seus sites de vendas e redes sociais.

inspiração com Pinterest
Imagem reproduzida de Viva Decora

Motivos para apostar no Marketing Digital dentro do Pinterest

Uma boa estratégia de Marketing é capaz de direcionar bem campanhas dentro do Pinterest para sugestão orgânica de compras, apresentando aos usuários opções de produtos com base nos seus pins e imagens salvas.

Saiba que grande parte dos usuários do Pinterest descobriram empresas e produtos usando a plataforma. Depois disso, a maioria decidiu por experimental um produto ou serviço recomendado nesse webespaço. E tem mais, especialistas afirmam que cerca de 80% acaba acessando o Pinterest durante a fase de decisão de compra!

Quer aumentar o seu engajamento na plataforma e atrair mais clientes para a sua empresa? Então, anote essas dicas!

  1. aposte mais em publicações de imagens “verticais” ou “longas”;
  2. não esqueça de acrescentar links externos nos campos correspondentes e de incorporar os pins que criou em seu site – pode usar a ferramenta ‘Pincode’ para compartilhar o seu perfil;
  3. crie painéis colaborativos também;
  4. e use a busca pela câmera para encontrar na plataforma objetos do mundo real.

Dica final: acompanhe os seus resultados de desempenho no Pinterest pelo ‘Pinterest for Business’. Por lá, é possível identificar os pins que mais fizeram sucesso, dando uma ideia do que você pode produzir daí em diante.


Fontes: Meu Positivo, ArchTrends.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo