Você, engenheiro ou estudante de Engenharia, pode não conhecer as máquinas para construção civil mais importantes. Isso porque os cursos de graduação ou até os cursos técnicos na área simplesmente não incluem essas informações em suas aulas. E não conhecê-las pode ser muito ruim quando chega a hora de iniciar trabalhos em obras, pois será imprescindível reconhecer a utilidade de cada uma delas.
Agora, saiba que isso não é motivo de vergonha; afinal, nunca é tarde para aprender. Aliás, é comum até os próprios mestres-de-obras não terem conhecimento de todos os veículos e maquinários, e utilizarem outros nomes para eles.
Selecionamos aqui, para este artigo do Engenharia 360, para não dizer todos, os principais equipamentos e máquinas para a construção civil. Conheça seus nomes e funções na lista a seguir!
1. Retroescavadeira
Essa é uma das máquinas para construção civil mais utilizadas em obras. Sua função é escavar valas e redes, além de transportar materiais e carregar caminhões.
2. Escavadeira Hidráulica
Ela é útil para aterro e desaterro, conformação de taludes, escavação de redes de diâmetro maior que DN800 e também carrega de caminhões. Ela é mais complexa que a retroescavadeira pois seus componentes são eletrônicos, por isso o manuseio e manutenção deve ser feita apenas por um especialista.
Veja Também: As Melhores Botas de Segurança para Engenheiros Civis
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
3. Mini retroescavadeira
Ela é uma máquina menor que a retroescavadeira e por isso escava redes mais rasas, tais como: água fria, incêndio, esgoto, elétrica, spda. Também é útil para transportar de materiais e apresenta vários implementos para facilitar a obra. Apesar disso é indicada para trabalhos mais leves.
4. Motoniveladora
Também chamado de Patrol, é um equipamento específico para terraplenagem. Ele corta ou aterra subleitos, sub-bases e bases de acordo com as estacas de marcação topográfica. É um equipamento para obras grandes e de trabalho pesado.
5. Rolo compactador liso
Também é uma máquina para terraplenagem. Mas esse rolo compacta materiais mais finos, como bica corrida, acabamento de base para imprimação ou asfalto, que necessitam de uma superfície bem lisa e compactada.
Veja Também: 8 brilhantes dicas sobre o Gerenciamento de Obras
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
6. Rolo compactador pé-de-carneiro
Outro equipamento para terraplenagem e que é usado depois da motoniveladora, máquina que deixa a "camada base" pronta. Passa-se o rolo para compactar o material de acordo com o número de feixes - ida e volta do rolo é chamada de "feixe" - que precisará para atingir o “grau de compactação” de projeto.
7. Pá-carregadeira
Também muito utilizada em obras, carrega caminhões em pátio de estocagem, além de trabalhos de carregamento em usina de asfalto, usina de solos e terraplenagem.
8. BobCat
Por ser versátil e compacta, é muito requisitada pela construção civil. Também chamada de mini-pá carregadeira, ela transporta materiais e agregados, conseguindo entrar em espaços confinados. Entre seus implementos estão: vassourão, brocas perfuratrizes, valetadeiras, picão e até betoneiras.
9. Caminhão Munck
Caminhão fundamental para qualquer obra, o Munck é capaz de fazer a movimentação de cargas na obra com o braço hidráulico. É ele que faz tudo isso: distribuição de blocos e manilhas de concreto; transporta as ferramentas entre a obra e o almoxarifado; transporta equipamentos como o Bobcat, compressor de ar, gerador; carrega madeiras, cimento, peças de andaime, escoramentos, entre outros materiais essenciais; pode ser usado como gaiola para fazer serviços em altura; leva peças para o alto;
10. Caminhão Pipa
Numa obra de construção civil, o caminha Pipa tem a função de umedecer o material até atingir a umidade perfeita para compactação. Ele também molha a obra em épocas de seca, enche tambores e lava peças que receberão concreto.
11. Caminhão caçamba
Também é muito útil e toda obra precisa de um. Faz o transporte de terra, areia, brita, pedra, asfalto, material detonado, bota-fora, material de demolição e quaisquer outros materiais.
12. Caminhão Comboio
É mais requisitado em obras maiores, mas é bem útil, pois é praticamente um posto de combustível ambulante. Ele abastece os equipamentos na obra.
Em resumo, o conhecimento sobre as máquinas para construção civil é fundamental para o sucesso de qualquer obra. Dominar suas funções e aplicações garante maior eficiência, segurança e produtividade no canteiro de obras.
Compartilhe este artigo com outros profissionais da área e contribua para a difusão do conhecimento!
Veja Também:
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.