Engenharia 360

Máquina permite trocar latas e garrafas PET por passagem de ônibus em SP

Engenharia 360
por Lucie Ferreira
| 01/09/2016 3 min

Máquina permite trocar latas e garrafas PET por passagem de ônibus em SP

por Lucie Ferreira | 01/09/2016
Engenharia 360

Imagine uma máquina de reciclagem que te dá passagens de ônibus ou descontos na conta de luz em troca de latinhas e garrafas? Além de se livrar dos materiais, você ainda economiza um bom dinheiro (afinal, não tá fácil pra ninguém). Isso existe? Sim, e a responsável é uma start-up paulistana. 

retorna-machine-blog-da-engenharia

Foto: Reprodução


São 17 máquinas de reciclagem espalhadas por São Paulo prontas para coletarem latas de alumínio e garrafas PET e deixar muitas pessoas satisfeitas com crédito na conta de luz ou no Bilhete Único (para andar de ônibus ou metrô). O projeto é da start-up Triciclo e visa otimizar o serviço de reciclagem na capital paulista em troca de recursos que todos as pessoas usufruem.
Conhecido como Retorna Machine, até agora o equipamento já coletou mais de 300 mil embalagens, cerca de  quatro toneladas de garrafas PET e aproximadamente duas toneladas de alumínio. Mais de 6 mil reais foram revertidos em bônus para recarga no cartão de transporte ou na conta de energia elétrica.
maquina de reciclagem sp

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como essa máquina de reciclagem funciona na prática?

Segundo Felipe Cury, um dos sócios da Triciclo, é tudo bem simples e sem burocracia, como um programa de fidelidade. "O negócio funciona como um programa de fidelidade. O usuário se cadastra na própria máquina, no site ou no aplicativo e acumula pontos", disse em entrevista ao UOL.
Cada garrafa PET (de todos os tamanhos) vale 10 pontos e cada lata de alumínio vale 15. Quando o usuário atinge 100 pontos, ganha um crédito de 35 centavos de crédito no Bilhete Único ou 27 na conta de luz. Ou seja: 72 latinhas ou 109 garrafas por uma passagem de ônibus, que custa atualmente R$3,80 (1085 pontos, no total).
O sistema permite que cada pessoa inclua 10 embalagens por dia, para deixar tudo equilibrado e com capacidade para todos. Caso um indivíduo coloque mais que o limite, o valor é revertido para ONGs parceiras. O bônus é bancado pela venda dos resíduos às cooperativas e parcerias com grandes empresas.

retorna machine blog da engenharia

Foto: Reprodução


Os planos da Triciclo são ambiciosos e os responsáveis já estão trabalhando para que a Retorna Machine receba outros materiais, como garrafas de vidro, caixas de suco/leite e embalagens de aerosol. Além disso, a start-up visa levar a inovação para outros estados brasileiros.
Embora exista desde 2015, a ideia demorou meses para se tornar popular. Atualmente, a máquina de reciclagem localizada na estação Sé é a que mais recebe materiais. Outros lugares estratégicos que possuem a máquina são a estação Pinheiros e Faria Lima, além de supermercados. Para saber todos os pontos da Retorna Machine, visite o site oficial da Triciclo.

Comentários

Engenharia 360

Lucie Ferreira

Jornalista especializada.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo