Imagine uma máquina de reciclagem que te dá passagens de ônibus ou descontos na conta de luz em troca de latinhas e garrafas? Além de se livrar dos materiais, você ainda economiza um bom dinheiro (afinal, não tá fácil pra ninguém). Isso existe? Sim, e a responsável é uma start-up paulistana.
São 17 máquinas de reciclagem espalhadas por São Paulo prontas para coletarem latas de alumínio e garrafas PET e deixar muitas pessoas satisfeitas com crédito na conta de luz ou no Bilhete Único (para andar de ônibus ou metrô). O projeto é da start-up Triciclo e visa otimizar o serviço de reciclagem na capital paulista em troca de recursos que todos as pessoas usufruem.
Conhecido como Retorna Machine, até agora o equipamento já coletou mais de 300 mil embalagens, cerca de quatro toneladas de garrafas PET e aproximadamente duas toneladas de alumínio. Mais de 6 mil reais foram revertidos em bônus para recarga no cartão de transporte ou na conta de energia elétrica.
Como essa máquina de reciclagem funciona na prática?
Segundo Felipe Cury, um dos sócios da Triciclo, é tudo bem simples e sem burocracia, como um programa de fidelidade. "O negócio funciona como um programa de fidelidade. O usuário se cadastra na própria máquina, no site ou no aplicativo e acumula pontos", disse em entrevista ao UOL.
Cada garrafa PET (de todos os tamanhos) vale 10 pontos e cada lata de alumínio vale 15. Quando o usuário atinge 100 pontos, ganha um crédito de 35 centavos de crédito no Bilhete Único ou 27 na conta de luz. Ou seja: 72 latinhas ou 109 garrafas por uma passagem de ônibus, que custa atualmente R$3,80 (1085 pontos, no total).
O sistema permite que cada pessoa inclua 10 embalagens por dia, para deixar tudo equilibrado e com capacidade para todos. Caso um indivíduo coloque mais que o limite, o valor é revertido para ONGs parceiras. O bônus é bancado pela venda dos resíduos às cooperativas e parcerias com grandes empresas.
Os planos da Triciclo são ambiciosos e os responsáveis já estão trabalhando para que a Retorna Machine receba outros materiais, como garrafas de vidro, caixas de suco/leite e embalagens de aerosol. Além disso, a start-up visa levar a inovação para outros estados brasileiros.
Embora exista desde 2015, a ideia demorou meses para se tornar popular. Atualmente, a máquina de reciclagem localizada na estação Sé é a que mais recebe materiais. Outros lugares estratégicos que possuem a máquina são a estação Pinheiros e Faria Lima, além de supermercados. Para saber todos os pontos da Retorna Machine, visite o site oficial da Triciclo.