Com o objetivo de mostrar aos moradores o poder da energia solar, pesquisadores do MIT desenvolveram um mapa iterativo que mostra a radiação solar de Cambridge, Massachusetts. O software é parte do Projeto Mapdweel, que engloba acadêmicos, engenheiros, designers e cientistas da computação com o intuito de levar ao público tecnologias sustentáveis.
O programa desenvolvido possui dados sobre o painel solar projetados sobre as imagens de satélite do Google. Os usuários podem selecionar um edifício e obter informações como instalação, custos, créditos de carbono e a receita anual que os painéis vão gerar.
Além das imagens de satélite do Google, os pesquisadores utilizaram um programa chamado Light Detection and Ranging (LiDAR). Assim, foi possível criar um modelo 3D detalhado da cidade e mapear a quantidade de radiação solar nos telhados. As obstruções também foram detalhadas, como árvores e montanhas. Eles utilizaram um programa chamado Radiance para analisar os números.
O software mostra que, se os painéis forem instalados em locais adequados, Cambridge poderia gerar cerca de um terço de suas necessidades energéticas. A previsão do investimento é de 2,8 bilhões de dólares.
Veja Também: Instituições de ensino investem em energia solar para reduzir contas de luz
Fonte: Discovery News
LEIA MAIS
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.