A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos mais aguardados pelos fãs do esporte. A edição de 2030 será realizada em três continentes - essa é a primeira vez na história. E um dos países sedes é o Marrocos, que já começa a se preparar para receber os jogos. Dentre as construções previstas está o grandioso Stade de Casablanca, já considerado o maior estádio do mundo, com capacidade de 115 mil lugares e uma estrutura ultramoderna. Confira mais detalhes sobre esta obra neste artigo do Engenharia 360!
O plano ambicioso do Grand Stade de Casablanca
O Grand Stade de Casablanca será palco de grandes jogos e também um monumento à paixão e ambição marroquina e de todo o povo africano para a engenharia, deixando um legado duradouro para as futuras gerações. Esse mega projeto, totalmente dentro do padrão FIFA, foi idealizado para marcar a comemoração do centenário do torneio, combinando inovação, funcionalidade e grandiosidade.
Designers responsáveis pelo projeto
Tal tarefa de projetar o Stade de Casablanca ficou a cargo da renomada equipe de design Populous, responsável também pelo plano do Tottenham Hotspur Stadium (de 2019) e outras estruturas de última geração, com lindas estéticas e tecnologia avançada. E ela escolheu como sítio um terreno de 1 milhão de metros quadrados localizado em El Mansouria, perto do aeroporto de Benslimane, a 38 quilômetros ao norte de Casablanca - origem de seu nome.
Veja Também: Estádio Príncipe Mohammed Bin Salman na Arábia Saudita
Comparação com outros estádios
Vale destacar que o Grand Stade de Casablanca deve, quando concluído, superar o recorde de maior estádio do mundo. Ou seja, nenhuma outra arena até sua inauguração será comparável em termos de capacidade. Eis como ficará o ranking:
- Grand Stade de Casablanca: 115.000 torcedores
- Rungrado Primeiro de Maio (Pyongyand-CDN): 114.000 torcedores
- Michigan Stadium (Michigan-EUA): 107.601 torcedores
- Melbourne Cricket Ground (Melbourne-AUS): 100.024 torcedores
- Camp Nou (Barcelona-ESP): 99.354 torcedores
- FNB Stadium (Joanesburgo-AFS): 94.736 torcedores
- Misr Stadium (Nova Capital Administrativa-EGI): 93.940 torcedores
- Rose Bowl (Pasadena-EUA): 92.542 torcedores
- Wembley (Londres-ING): 90.000 torcedores
- Lusail Stadium (Lusail-QAT): 88.966 torcedores
- Azteca (Cidade do México-MEX): 87.523 torcedores
Segundo a construtora responsável, com o financiamento do projeto garantido por meio de acordo com o governo, o novo estádio do Marrocos deve ficar pronto em 2028, gerando até esta data vários empregos e impulsionando a economia local. Depois da Copa de 2030, a estrutura será destinada a dois clubes do país, o Wydad AC e o Raja Casablanca. Ela também será utilizada para outros eventos esportivos e culturais, se tornando um importante centro de entretenimento para a região.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A construtora do novo estádio no Marrocos anunciou o Design do projeto.
Será o Grande Estádio de Casablanca, com 115 mil lugares- o Maior estádio do Mundo!
Ficará pronto até 2028 e será o destaque da Copa do Mundo 2030.
Marrocos se tornando GIGANTE.pic.twitter.com/QNwNR00vGH
— Luis Fernando Filho (@luisfernanfilho) July 12, 2024
Veja Também: Estádio da Copa símbolo de sustentabilidade e inovação
Preparativos e desafios de construção
O maior desafio enfrentado para a construção do Grand Stade de Casablanca, que será o maior estádio do mundo, é, sem dúvidas, a logística. Isso porque a obra está sendo executada em área relativamente pouco desenvolvida. Além disso, há a necessidade de garantir que o estádio atenda mesmo todos os requisitos da FIFA para sediar a Copa do Mundo. Por outro lado, a economia do Marrocos será muito bem recompensada pelo investimento, com o aumento do turismo e visibilidade do país, bem como continente, no cenário global.
Através dessa grande empreitada, a África deixa uma marca indelével na história da Copa do Mundo e do futebol global.
Mesmo com tamanha importância, o Casablanca ainda não está certo como estádio da final da Copa de 2030. A disputa está acirrada! Dois gigantes europeus, o Camp Nou, em Barcelona, e o Santiago Bernabeu, em Madri, também estão na corrida. Esses estádios lendários têm uma história rica e uma base de fãs apaixonados, fora que estão passando por processos de modernização luxuosos. Na sua opinião, qual deles deve receber a chance de receber o último jogo do torneio? Pense nisso!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: Porto Alegre 24 Horas, UOL.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.