Uma grande notícia para a Engenharia! Recentemente, a startup Psyche Aerospace realizou, em São José dos Campos, interior de São Paulo, o voo inaugural do seu mais novo drone de pulverização, o Harpia P-71, considerado o maior drone agrícola do mundo. Essa tecnologia é fruto de muitos meses de trabalho e promete transformar o setor da agricultura nacional. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!
Veja Também: Rio investe em 'drones-semeadores' contra ondas de calor
Desafios de projeto do Harpia P-71
O projeto do Harpia P-71 foi um grande desafio de Engenharia, exigindo dos seus designers soluções inovadoras para peso, energia, controle e estrutura. Em entrevista à imprensa, Victor Galvão, representante da Psyche Aerospace, destacou a importância da equipe e do respeito ao processo para o sucesso do voo. A startup agora se prepara para uma nova fase de testes, visando aprimorar o drone antes da produção em escala.
Vale destacar o quanto essa tecnologia já simboliza um marco para a indústria brasileira. Esse drone agrícola foi desenvolvido completamente do zero, com dimensões e complexidade sem precedentes. Depois desse voo inaugural em campo, será preciso ainda aprimorar mais o desempenho e a confiabilidade do Harpia P-71. Mas isso faz parte, claro. Segundo a Psyche Aerospace, essa busca pela excelência deve continuar, preparando a equipe para a fase de manufatura em escala do produto.
Veja Também:
Drones com motor fotovoltaico poderão voar por dias
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Características de engenharia do drone agrícola
A Psyche Aerospace encontrou soluções inovadoras para o Harpia P-71. O drone agrícola é equipado com um sistema de propulsão híbrido, combinando motores elétricos e a combustão, garantindo autonomia de voo de até 10 horas.
Além disso, o dispositivo possui um sistema de pulverização inteligente - conectado à software desenvolvido internamente pela fabricante -, capaz de aplicar defensivos agrícolas com precisão milimétrica, otimizando o uso de insumos e reduzindo o impacto ambiental. Também vale destacar, do Harpia P-71, seu sistema de segurança com sensores, para evitar colisões no ar.
Veja Também:
Engenheiros criam sistema que otimiza aerodinâmica de drones
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O potencial de revolução para o setor do agronegócio
No geral, a estrutura do Harpia P-71, numa combinação de materiais como fibra de carbono, compósitos, alumínio e mais, é bastante robusta e complexa, mas com grande potencial. Para começar, essa sua capacidade de pulverizar pode atingir grandes áreas com rapidez, eficiência e segurança. Isso pode representar benefícios para produtores rurais de todos os portes.
Olhando além, pode ser que o Harpia P-71 ajude a agricultura brasileira e mundial a se tornar uma agricultura mais sustentável, reduzindo o uso de defensivos agrícolas e otimizando sua produção. Essa é uma visão ousada para o futuro, não? Mas, graças a empresas como a Psyche Aerospace, é possível!
Inclusive, o cofundador da startup, João Barbosa, diz que a missão da empresa não é "apenas" criar o maior drone agrícola, mas responder a um compromisso do grupo em fazer a diferença no mundo. Para os apaixonados pelas tecnologias, fica o exemplo!
Veja Também:
Fontes: Olhar Digital, Mundo Conectado, Compre Rural.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.