Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Inspeção de automóveis é acelerada por escaneamento a laser

Engenharia 360
por Kamila Jessie
| 18/09/2019 2 min

Inspeção de automóveis é acelerada por escaneamento a laser

por Kamila Jessie | 18/09/2019
Copiado!

Engenheiros e pesquisadores da Universidade de Warwick desenvolveram e instalaram um novo sistema de medição robótico, capaz de medir, repetidamente e com precisão e rapidez, objetos grandes, como automóveis, na linha de produção.

metrologia
Imagem: Universidade de Warwick.

O equipamento consiste de um braço robótico de longo alcance montado em uma esteira de 5 metros, que foi projetado para aceitar uma variedade de tecnologias diferentes de medição sem contato.

A primeira dessas tecnologias a ser testada foi Laser Radar da Nikon Metrology, um sistema de medição a laser longo, capaz de precisão superior a um centésimo de milímetro, em distâncias de vários metros. Definitivamente algo muito além daquele paquímetro das nossas aulas de Física Experimental.

As duas tecnologias combinadas oferecem uma solução rápida e precisa para o controle da qualidade automotiva, com particular relevância para a medição da carcaça do carro, seja em um laboratório de metrologia ou, como está se tornando cada vez mais desejável, na própria linha de produção.

medição
Imagem: Universidade de Warwick.

Qual a importância dessa otimização das inspeções?

De acordo com o engenheiro-chefe Ercihan Kiraci, responsável pela entrega do projeto, “com níveis crescentes de automação na fabricação de bens alto valor, os fabricantes de veículos estão concentrando esforços significativos na coleta e uso de dados para otimização de processos”.

A velocidade, precisão e flexibilidade do novo sistema, combinadas, têm o potencial de levar as capacidades de medição de laboratório de metrologia para o chão de fábrica sem atrapalhar ou interromper a linha de produção, juntamente com dados de qualidade em tempo real, auxiliando na rápida tomada de decisões e resolução de problemas.

laser
Imagem: Universidade de Warwick.

Aplicações imediatas:

O sistema de medição promete poupar muitos recursos financeiros e de tempo, por meio da identificação de problemas de forma adiantada, além da redução de retrabalho e recalls desnecessários.

Aplicações futuras para essa forma de medição:

Considerando uma perspectiva mais visionária, isso poderia ser levado um passo adiante, com os dados de medição sendo alimentados diretamente de volta ao processo de fabricação, que, por sua vez, se autocorrige e otimiza sem a necessidade de intervenção humana. Mas isso só será possível com a velocidade de medição que o novo sistema (e outros como ele) fornecerá. Um feedback para solução de problemas em tempo real.

Fonte: Techxplore. University of Warwick.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários