A Índia é um dos países com melhor programa espacial do mundo - de baixo custo eficiente -, com plano para levar um representante à Lua até 2040. Em 2023, ela levou ao satélite natural sua sonda Chandrayaan-3, que pousou num local mais próximo do polo sul (até então inexplorado) do que qualquer outra nave na história. Seu módulo Vikram tocou a superfície após uma jornada épica. E na ocasião imagens inéditas da Lua foram captadas, revelando um terreno acidentado e craterizado.
"Este é um momento sem precedentes. Este é o momento para uma nova Índia em desenvolvimento." - disse o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
É claro que este é o tipo de ocorrência que tem inspirado os jovens a próxima geração de cientistas e engenheiros na Índia, em busca de novos feitos no campo da exploração espacial. A exemplo do astrofotógrafo Prathamesh Jaju que, aos 16 anos, conseguiu capturar uma das imagens mais nítidas da Lua já feitas. Confira mais detalhes desta história no artigo a seguir, do Engenharia 360!
O feito extraordinário de Prathamesh Jaju
Prathamesh Jaju realizou seu feito extraordinário em 2021, sendo depois aclamado internacionalmente. Utilizando um telescópio próprio (para fotografar nebulosas e aglomerados de estrelas) e uma câmera (de imagem planetária e lunar ZWO462) ele conseguiu, após quatro horas e meia de registro em uma noite, e dezenas de vídeos com milhares de quadros somando quarenta horas, formar uma única imagem panorâmica da Lua minguante, sem borrar ou pixelizar. Essa é, para os cientistas, uma das mais nítidas imagens do satélite que o homem já registrou.
"Uso essa câmera para capturar uma determinada estrela, planeta ou lua. Mas para objetos do céu profundo, como nebulosas ou aglomerados de estrelas, uso uma DSLR Canon 1300D que modifiquei e conectei ao telescópio.", disse Prathamesh,
"Acho que um dos maiores desafios para qualquer astrofotógrafo são as nuvens ou o mau tempo. Às vezes, tenho que esperar horas antes de clicar naquela foto boa.".
LEIA MAIS
Veja Também: Cientistas planejam Pavimentação da Lua utilizando Lasers e Sol
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Reconhecimento da NASA
Essa simples noite no terraço de sua casa em Pume mudou a vida de Prathamesh. Como sua fotografia da Lua revela crateras e depósitos minerais com tanta clareza, rapidamente se tornou viral na Internet, acumulando milhares de curtidas. Isso fez com que o jovem passasse a ser admirado por pessoas em todo o mundo, incluindo cientistas da NASA, que elogiaram muito seu conhecimento técnico, aliado à criatividade e persistência.
"Acordei com a notícia da imagem circulando em quase todos os lugares. Meus amigos continuavam me mandando artigos de jornal com a foto. Foi muito alucinante ver minha foto se tornando viral e as pessoas apreciando.",
"Postei a foto no Reddit e obtive uma resposta muito boa. Um cientista da NASA, que fazia parte da Missão Apollo, viu a imagem e a apreciou por sua clareza. Foi um momento e tanto para mim."
- conta Prathamesh.
A jornada do jovem indiano na Astrofotografia
Prathamesh nutri um fascínio pelo espaço desde que era criança, inspirado em filmes como Star Wars e Star Treck; essa foi a sua introdução para o espaço sideral. Isso o levou a buscar conhecimento sobre o cosmos, culminando em seu primeiro contato com as estrelas aos 11 anos, durante uma noite de observação no Centro Interuniversitário de Astronomia e Astrofísica (IUCAA) de Pune. Lá, ele conheceu membros da Jyotirvidya Parisanstha (JVP), a mais antiga associação de astrônomos amadores da Índia, e iniciou sua jornada.
Em 2017, passou a ser voluntário na JVP, aprendendo sobre fundamentos da astronomia, incluindo como usar um telescópio. E, em 2019, seu tio lhe presenteou com seu primeiro telescópio, abrindo portas para um universo ainda mais amplo de exploração espacial. Assim, motivado por sua paixão e sendo apoiado por seus pais, o jovem passou a dedicar horas observando os céus e aperfeiçoando suas técnicas de astrofotografia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Portal para a Astrofotografia
Hoje, Prathamesh tem 101 mil seguidores no Instagram e continua a explorar e compartilhar as maravilhas do universo com seu público.
"Olhar para o espaço me faz perceber que sou apenas um grão de poeira no Universo. Os objetos em que clico estão a anos-luz de distância de nós. Olhando para eles parece que estou viajando no tempo. Meu telescópio e câmeras funcionam como uma máquina do tempo para mim. É tão surreal e emocionante ter a experiência de observá-los." - diz Prathamesh.
O que começou como uma brincadeira, agora é para Prathamesh inspiração de carreira na área. Com o sucesso na Internet, ele tem ganhado novas oportunidades. No entanto, diz manter os pés no chão e reconhece a responsabilidade que acompanha sua fama.
"Agora, estou mais consciente do que clico e do conteúdo que posto nas mídias sociais enquanto as pessoas esperam minhas fotos." - revela o jovem astrofotógrafo.
Essa história e testemunho de Prathamesh só demonstra mais a engenhosidade indiana e a capacidade do seu povo em realizar grandes feitos com recursos limitados.
Agora, a Índia mira nas suas próximas missões espaciais, buscando explorar mais as regiões polares da Lua e obter respostas sobre a formação do Sistema Solar. Além disso, qualquer detecção sua de água na Lua pode ter implicações significativas para a busca por vida em outros planetas.
Veja Também:
Fontes: Global Indian, G1.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.