A concentração é uma das maiores aliadas da produtividade, fazendo com que consigamos executar tarefas mais rapidamente e evitando as horas extras. No entanto, nem sempre é fácil estabelecer o foco durante o trabalho: pessoas com dificuldade para manter-se concentradas acabam sofrendo um pouco mais.
Autor do livro Faça seu cérebro trabalhar para você (Editora Gente), Renato Alves indicou para a Exame.com os principais vilões da concentração no trabalho e deu dicas de como minimizá-los para continuar a produtividade
Estados negativos
Fatos que alteram negativamente o estado emocional, como estresse, depressão, raiva, irritação e medo, podem comprometer a concentração. A recomendação é tentar alcançar o equilíbrio e diminuir as influências negativas, o que demanda bastante esforço para mudar o estado de espírito.
Falta de motivação
Ao precisar fazer uma tarefa de que não gosta, a falta de motivação pode levar à perda de concentração. O especialista indica levar a energia ou o estado mental que temos durante atividades que despertam prazer e satisfação para aquelas nas quais nos sentimos obrigados a cumprir. Ou, ainda, tentar concluir pela manhã as tarefas que exigem mais foco, pois é o período no qual estamos mais descansados.
Desorganização
Trabalhar em um ambiente bagunçado pode comprometer a concentração de muitas pessoas. A sugestão é manter a mesa de trabalho limpa e organizada, com o mínimo de papel sem utilidade sobre ela.
Muitas atividades ao mesmo tempo
Executar várias tarefas ao mesmo tempo exige um nível alto de concentração. Para evitar esquecimentos e confusões, prefira realizar uma atividade de cada vez. Para aquelas que demandam muita concentração, deligue telefones e emails, desconectando-se também das redes sociais
LEIA MAIS
Celulares e smartphones
Além desses itens, é válido lembrar que o celular também é um dos vilões da concentração, especialmente smartphones turbinados com aplicativos que disparam notificações sempre que há uma interação com o usuário. Algumas dicas são deixá-lo no modo silencioso; programar a caixa de mensagens, quando se afastar da sua mesa por um período maior; e evitar levar o aparelho a reuniões.
Veja Também: Delopod - conheça esta cabine de trabalho desmontável [com cancelamento de som]