Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Inteligência Artificial auxilia na detecção de câncer de próstata

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 24/12/2019 2 min

Inteligência Artificial auxilia na detecção de câncer de próstata

por Larissa Fereguetti | 24/12/2019
Copiado!

A Inteligência Artificial (IA) tem sido uma ferramente que mostra um grande potencial de aplicação na medicina. Um dos seus últimos feitos consiste no fato de, ao analisar imagens de patologia de pacientes com câncer de próstata, um software de IA foi capaz de identificar características relevantes para o prognóstico da doença que não foram observados anteriormente.

A tecnologia de IA foi desenvolvida pelo RIKEN Center for Advanced Intelligence Project (AIP) no Japão e a pesquisa foi publicada na revista científica Nature Communications. Segundo Yoichiro Yamamoto, um dos autores do estudo, essa tecnologia pode contribuir para a medicina “personalizada”, possibilitando uma previsão com alta precisão na recorrência do câncer.

Inteligência Artificial identifica câncer de próstata
Imagem: canaltech.com.br

A abordagem utilizada foi a de aprendizado não supervisionada, na qual a IA aprendeu usando redes neurais não supervisionadas. Nesse tipo de aprendizado, busca-se identificar padrões sem um objetivo específico. Os pesquisadores desenvolveram um método para traduzir os recursos encontrados pela IA em imagens de alta resolução.

Para o estudo, foram usadas um grande número de imagens de slides de patologia da próstata (cerca de 13.188) e uma grande quantidade de dados (aproximadamente 86 bilhões de amostras de imagens subdividas para as redes neurais). Os pesquisadores perceberam que os resultados mostrados pela Inteligência Artificial (AUC = 0,820) eram melhores que os critérios estabelecidos por patologistas (chamado Escore de Gleason, uma pontuação dada a um câncer de próstata a partir de sua aparência microscópica) (AUC = 0,744). Porém, o melhor resultado mesmo foi para o caso em que as duas técnicas foram combinados (AUC = 0,842).

Inteligência Artificial identifica câncer de próstata
Imagem: wikipedia.org

Isso significa que, com o uso da tecnologia desenvolvida, houve maior precisão na recorrência de câncer de próstata em comparação com o diagnóstico baseado apenas no patologista. Porém, quando uniu-se as previsões da IA com o diagnóstico do patologista, o resultado foi ainda mais preciso. Ou seja: a IA mostrou que pode adquirir automaticamente conhecimento compreensível ao ser humano e que pode ser uma boa ferramenta auxiliar no diagnóstico de câncer.

Referências: Science Daily

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários