Engenharia 360

5 maneiras como a IA mudará a construção civil

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 04/04/2019 | Atualizado em 06/06/2022 3 min
Imagem: scet.berkeley.edu

5 maneiras como a IA mudará a construção civil

por Larissa Fereguetti | 04/04/2019 | Atualizado em 06/06/2022
Imagem: scet.berkeley.edu
Engenharia 360

Você deve ter percebido que, nos últimos tempos, um conceito que está bombando na área de tecnologia é a Inteligência Artificial (IA). A verdade é que nossa expectativa de criar máquinas inteligentes não é nova (um exemplo são os filmes que já retratavam o assunto há anos), mas estamos cada vez mais perto. Tanto que várias ferramentas já estão inseridas em nosso dia a dia, facilitando nossas vidas. Nesse sentido, listamos algumas formas que a IA mudará a construção civil. Confira!

Como a IA mudará a construção civil?

1. Otimização do projeto

Engenheiros, arquitetos e designers passaram do lápis e do papel para os computadores em algum momento entre o século passado e os tempos atuais. Tanto que, atualmente, é difícil (ou praticamente impossível) encontrar algum profissional da área que não use uma ferramenta computacional.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A questão é que, nos últimos anos, a computação também evoluiu e, com isso, a inteligência artificial conquistou seu espaço. Na construção civil, é possível usar softwares de IA para coleta de dados e análise das melhores opções de alocação e criação de obras. Por exemplo, na escolha do melhor local para a construção, dos materiais que serão usados, etc. Os construtores poderão fazer uma grande análise de dados em segundos e em tempo real, tornando tudo muito mais rápido.

IA mudará a construção civil
Imagem: constructionmanagermagazine.com

2. Controle de qualidade

No quesito controle de qualidade, a IA pode ser usada para avaliar imagens de drones e comparar com modelos existentes. O processo é relativamente simples para quem opera o sistema. Basta usar um drone (já muito comum na construção civil) para registrar fotos dos locais e, em seguida, rodar um software de comparação.

Assim, é possível detectar problemas de uma forma que o olho humano não seria capaz de fazer. E nós sabemos que, quanto mais cedo o problema é detectado, mais fácil é a correção.

IA mudará a construção civil
Imagem: designbuildexpo.com.au

Confira: O que é Construção Civil? Clique e descubra!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3. A forma de fazer negócios

Nós já sabemos que dados são o ouro da era da informática. Com dados dos clientes, a IA é capaz de avaliar o que eles desejam, permitindo criar experiências personalizadas. Assim, o processo de compreensão das novas tendências é muito mais rápido e pode ser feito em tempo real.

4. Realização de projetos e impressão 3D inteligente

Pode parecer muito assustador por enquanto, mas é bem provável que, no futuro, criar projetos seja muito mais fácil. Um sistema baseado em inteligência artificial pode coletar os dados do cliente, fazer um projeto otimizado e, quem sabe, até enviar robôs para a construção.

Se você achou que isso foi longe demais, vale lembrar que muitas casas já são construídas com impressoras 3D, ou seja, robôs. O processo envolve uma quantidade de pessoas muito menor que o convencional e é feito em um tempo mínimo.

IA mudará a construção civil
Imagem: ukconstructionmedia.co.uk

5. Gerenciamento de projetos

Gerenciar um projeto pode ser um processo árduo. É preciso que todos os fatores sejam considerados e estejam alinhados para que tudo ocorra no tempo adequado. Porém, enquanto pode ser difícil para um humano lidar com isso, a inteligência artificial pode fazer o procedimento sem muito esforço. Espera-se que os futuros programas de construção sejam capazes de gerenciar todo o projeto, fornecendo o risco, a capacidade de construção e várias soluções técnicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

IA mudará a construção civil
Imagem: 7wdata.be

Fontes: Interesting Engineering; MC Kinsey & Company; GenieBelt.

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo