Fazer home office tem inúmeras vantagens: você não precisa enfrentar trânsito nem pegar transporte público lotado, pode fazer seu próprio horário (dependendo do trabalho) e ainda tem o conforto da sua casa.
Entretanto, alguns dos desafios do home office são justamente manter o foco, a motivação e a produtividade, sem deixar que elementos do ambiente causem distração, resultando em horas a mais de trabalho, que poderiam ser facilmente evitadas.
Confira a seguir algumas dicas do empreendedor e investidor norte-americano John Rampton, que poderão ajudá-lo a render mais e, de quebra, aproveitar o conforto do lar.
+ Faça pausas
Rampton afirma que, no geral, fazer um intervalo de 17 minutos a cada 52 minutos de trabalho ajuda a manter a produtividade. Mas esse tempo varia de acordo com o indivíduo. Que tal descobrir o seu?
+ Recompense seu "bom comportamento"
Para aumentar a motivação e a produtividade, escolha uma atividade de que gosta muito (assistir a um episódio de série, jogar um passatempo) e prometa a si mesmo que a fará apenas depois de terminar uma tarefa ou trabalho.
+ Desligue o Facebook
Abra o Facebook somente durante os intervalos ou, até mesmo, utilize a checagem de redes sociais como recompensa (veja o item anterior).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
+ Pratique exercícios
Durante a jornada de trabalho, dedique um tempo aos exercícios físicos. Isso não apenas melhora a produtividade, como aumenta a energia e o humor.
+ Dê prazos a si mesmo
Trabalhar com prazos apertados, mas realistas, evita distrações e ajuda a manter o foco. Ou seja: nem sempre trabalhar sob pressão é algo ruim.
+ Não se prenda ao home office
Vez ou outra, procure outro local para trabalhar: um espaço compartilhado, uma cafeteria... além de novos ares, lugares diferentes podem ajudá-lo a focar mais e evitar distrações domésticas.
+ Não fique de pijama
Rampton afirma que as roupas que usamos impactam em nosso desempenho. Por isso, ao trabalhar de pijama, você pode sentir que não está realmente realizando uma tarefa importante. Além disso, ao vestir determinada roupa, costumamos adotar características associadas a ela, uma vez que adquire um significado simbólico para cada pessoa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
+ Programe por quanto tempo irá trabalhar
Defina um horário ou decida quais tarefas precisam ser feitas antes do fim do dia.
+ Determine um espaço para o home office
Mesmo que more em um lugar muito pequeno, reserve um espaço apenas para suas tarefas de trabalho. Isso ajuda a evitar interrupções de familiares e também a delimitar "casa" e "trabalho".
+ Dedique-se também a interações sociais
Trabalhar em casa pode fazer com que se sinta mais isolado. Independentemente da sua personalidade, interação humana é importante. Para fugir da rotina, Rampton sugere tomar café com um colega ou dividir o espaço de trabalho com outra pessoa que também faça home office.
Leia também: Você sabe qual é o melhor horário para estudar?