Engenharia 360

Cientistas criam habitats subaquáticos para vida humana permanente

Engenharia 360
por Redação 360
| 30/09/2024 4 min
Imagem simulação Deep reproduzida de CNN Brasil

Cientistas criam habitats subaquáticos para vida humana permanente

por Redação 360 | 30/09/2024
Imagem simulação Deep reproduzida de CNN Brasil
Engenharia 360

Muitos filmes de ficção científica fantasiaram sobre a possibilidade do ser humano viver embaixo d'água, em habitats subaquáticos, nas profundezas do oceano. Com o aumento das expedições científicas até áreas como do naufrágio do Titanic, essa história voltou à tona. Mas será que isso seria possível, seria seguro? Infelizmente, já sabemos como essa história pode terminar por conta do incidente com o submarino Titan, da OceanGate Expeditions, em julho de 2023.

No entanto, ignorando qualquer realidade ou fantasia, a empresa DEEP, com sede no Reino Unido, resolveu desenvolver um sistema chamado Sentinel para habitat subaquático que permitiria, em tese, que humanos vivam e trabalhem a 200 metros de profundidade (por até um mês). Então, teria coragem? Confira mais detalhes sobre essa história no artigo a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Projeto Sentinel para habitats subaquáticos

Neste momento, a visão da DEEP foi traduzida em um modelo arquitetônico batizado de sistema Sentinel, de habitats subaquáticos. Os primeiros traços desse projeto foram gerados em 2023, quando a empresa anunciou sua missão de "tornar os humanos aquáticos". Ela chegou a adquirir um centro de mergulho em uma pedreira inundada dentro do Reino Unido para servir de campus e centro de pesquisa.

habitats subaquáticos
Imagem simulação Deep reproduzida de CNN Brasil

Basicamente, o Sentinel seria uma estrutura de engenharia escalonável, com alta resistência, permitindo a vida em ambientes subaquáticos por períodos prolongados. Essa estrutura seria composta de uma série de módulos interconectados, montados no fundo do mar. Os mesmos poderiam abrigar entre seis a cinquenta pessoas cada, dependendo da sua configuração interna (a depender das necessidades da missão).

habitats subaquáticos
Imagem simulação Deep reproduzida de CNN Brasil
habitats subaquáticos
Imagem simulação Deep reproduzida de CNN Brasil

Explicando melhor, assim como temos hoje a ISS (Estação Espacial Internacional) fora da Terra, teríamos um abrigo temporário para cientistas e exploradores sob um oceano aqui mesmo no planeta e com potencial para operações permanentes. No fim das contas, o sistema Sentinel poderia ser utilizado para pesquisas científicas, explorações de naufrágios, monitoramento ambiental e até turismo subaquático.

A saber, atualmente, existe apenas um laboratório operacional de pesquisa submarina no mundo, o Aquarius, localizado no Santuário Marinho Nacional de Florida Keys.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Modelo Vanguard de habitat piloto

Antes de lançar o Sentinel, a DEEP já apresentou um modelo de habitat subaquático mais compacto, o Vanguard (com espaço para 3 pessoas apenas). O mesmo está sendo aprimorado para poder testar tecnologias e métodos que serão usados mais tarde justamente no projeto Sentinel. Em princípio, ele permitiria uma permanência curta de uma semana embaixo d'água. Seu teste está previsto para acontecer até 2025 no campo da empresa no Reino Unido.

habitats subaquáticos
Imagem simulação Deep reproduzida de CNN Brasil

A saber, esse modelo de habitat poderia ser adaptado para ser utilizado em situações emergenciais. Vamos dar um exemplo! Durante uma missão recente de resgate na Sicília, onde um iate afundou a 50 metros de profundidade, os mergulhadores só puderam ficar submersos por poucos minutos devido aos limites de segurança. Mas com um Vanguard próximo ao local, os profissionais teriam uma base segura para prolongar sua estadia.

habitats subaquáticos
Imagem simulação Deep reproduzida de CNN Brasil

Interesse público nas novas tecnologias

As pessoas, de um modo geral, tem um enorme interesse nesse tipo de projeto, de habitats subaquáticos e mais, sobretudo depois das missões do oceanógrafo Jacques Cousteau na década de 1960. Mas esse interesse é mais pela curiosidade; em verdade, poucos possuem a coragem e o desejo de investir em exploração oceânica - o que é uma pena, pois deveríamos aprender muito mais sobre os nossos oceanos, ecossistemas marinhos e seus recursos. Além disso, habitats subaquáticos também poderiam gerar novas oportunidades econômicas.

Esse plano de engenharia é bastante audacioso e complexo! É claro que a missão de construir habitats subaquáticos está só começando e deve enfrentar muitos desafios. A DEEP planeja usar impressão 3D com robôs para fabricar os módulos do Sentinel, utilizando materiais como Inconel, uma liga metálica resistente a condições extremas (mesmo de ônibus espaciais e foguetes da Space X).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Já para garantir a segurança dos ocupantes do Vanguard e Sentinel, a DEEP prevê que seu acesso seja feito por submarinos ou através de uma "piscina base de preparo", com entrada controlada. Além disso, esses habitats serão alimentados por fontes renováveis, aumentando a autonomia dos módulos.

Se tudo der certo, o projeto Sentinel, de habitats subaquáticos, poderá se tornar um marco da história da exploração marinha, aumentando o vínculo, conscientização e respeito da humanidade com os oceanos, inspirando estudos e ações de preservação. Essa iniciativa deve abrir novas fronteiras para a ciência, inclusive gerando novas oportunidades de pesquisa e investimentos em tecnologia subaquática.

Veja Também:

Construção Túnel submerso marítimo Santos-Guarujá

A importância do transporte tubular de gás natural


Fontes: CNN Brasil.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo