Com o verão chegando e as altas temperaturas, é normal as pessoas pensarem em alternativas para se refrescar. Mas como o custo da energia elétrica não está barato. O brasileiro muitas vezes precisa trocar o bom ar condicionado pelo tradicional ventilador de teto. Deseja instalar esse equipamento em algum ambiente da sua casa e não sabe como? O Engenharia 360 te ensina o passo a passo a seguir. Confira!
Como instalar ventilador de teto
Antes de tudo, precisamos explicar que a instalação de um ventilador de teto não é igual a instalação de uma luminária pendente ou plafon. Ao abrir a embalagem você verá, saindo do motor, alguns fios diferentes, sendo um deles dividido em positivo e negativo para luminária e mais outro especial para o ventilador. Isso quer dizer que, se sua casa não foi preparada para instalação de ventiladores assim como de ar condicionados, ela precisa passar pela revisão de um eletricista.
Etapa número 1
Ao abrir a caixa do ventilador você deve encontrar as seguintes peças:
- motor, luminária e pás
- fios para ligação de energia
- parafusos, porcas e base para afiação no teto
- e as canoplas, para união das partes
Na primeira etapa, será preciso passar pela base do motor até a luminária e o fio de luz. Os demais fios, saindo da estrutura, servirão para ligar o ventilador de teto.
Etapa número 2
Na fase 2, os fios devem ser conduzidos pela haste vertical até o encontro com as canoplas inferior e superior. Realize então a fixação da haste vertical na base do motor com parafusos. Depois conduz os fios até a saída correta.
Etapa número 3
Prepare a base do motor para fixação da luminária, segundo o manual do fabricante. Geralmente a ordem é a seguinte: rosca, arruela, porca de apertar e arruela. Depois será necessário fazer a fixação dos bocais cerâmicos no corpo da luminária.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O fio da energia deve então ser trazido pelo interior da haste de sustentação, passando pela base do motor até a luminária. Nesta parte deve se unir as pontas das extremidades dos fios opostos com auxílio de um alicate de corte.
Agora a primeira parte da instalação está pronta. Isto quer dizer que já está na hora de fixar o suporte metálico de sustentação de todo o conjunto (luminária e ventilador) no teto com parafusos.
Etapa número 4
Da saída de energia do teto deve sair dois cabos: um com positivo e negativo comuns da instalação da lâmpada (ligados ao interruptor e consequentemente a uma rede no disjuntor), mais outro cabo de energia (ligado ao interruptor e este à outra rede, essa especial, trazida pelo eletricista de um novo disjuntor no quadro de luz), próprio para o ventilador.
Saiba que esta divisão de rede é necessária para não sobrecarregar o sistema e evitar que ocorra um problemas como superaquecimento e curto-circuito.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Etapa número 5
Faça a junção elétrica conforme descrito no esquema apresentado no manual do usuário que vem junto com o ventilador de teto. Isole os fios com fita isolante. Então, acomode esses fios dentro da caixa plástica junto ao teto.
Neste momento, você verá que será preciso trazer a canopla superior para cima até encostar na superfície e fazer o encaixe na placa metálica fixadora presa ao teto. Então será preciso apenas rosquear as lâmpadas novas nos bocais cerâmicos e rosquear a tampa da luminária.
Para entender melhor como instalar ventilador de teto, indicamos que assita ao vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=N1e90dsbSHM
Bônus | Sobre o interruptor
Então, saindo do teto, deve chegar ao seu interruptor 4 fios diferentes e do interruptor para caixa de energia também quatro fios. Já esses devem ser divididos em dois disjuntores.
Faça as emendas dos fios identificados com os fios correspondentes do interruptor, isolando bem com fita isolante. Acomode tudo isso dentro da caixa plástica na parede de modo organizado e com mínimas dobras. Encaixe o painel na caixa plástica da parede com parafusos então basta ligar os disjuntores no quadro de energia e fazer os testes.
Veja Também: Conheça a nova invenção que promete resfriar sua casa com menos energia
Fontes: Revista Manual da Elétrica, Coleção Mão à Obra, Ed. Escala, ano 2016.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.