A Google já mostrou a que veio e parece que suas ideias não se esgotam! Depois do Google Maps, a empresa desenvolveu a ferramenta Street View, que nos permite ver a panorâmica de milhares de lugares pelo mundo. Para a captura das imagens em 360º eles utilizam carros munidos de câmeras, lasers e sensores que calculam os dados do GPS, velocidade e direção. Esses fatores ajudam a reconstruir o trajeto exato que o carro fez e a inclinar e realinhar as imagens, se for preciso.
Agora, além de mapear todas as ruas do mundo, certamente uma invenção genial e dificílima, os engenheiros do Street View estão trabalhando duro para conseguir quantificar a poluição do ar em cada esquina. Isso será feito com a ajuda de um equipamento que identifica o teor de ar poluído em tempo real, desenvolvido pela Aclima, empresa que desenvolve sensores para ambientes.
Instalados nos veículos, os instrumentos vão inspecionar os níveis de dióxido de nitrogênio, óxido nítrico, ozônio, monóxido de carbono, dióxido de carbono, metano, carbono preto, partículas em suspensão e compostos orgânicos voláteis (VOCs).
Desta forma, as pessoas que acessarem a plataforma terão acesso à informações sobre a qualidade do ar de um local específico até mesmo durante a coleta. Até agora três carros do Street View coletaram mais de 150 milhões de dados durante 750 horas de direção.
E aí, curtiu? 🙂
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.