Depois de ter apresentado o novo conceito do Ford Ka hatch (como falamos aqui) no final de 2013, em Camaçari, a montadora revelou hoje em São Paulo a nova versão do Ka Concept, sedã.
Inédito no Brasil, o novo modelo surge totalmente redesenhado e com design que remete aos traços da atual identidade. Além de ter sido desenvolvido e produzido pela equipe de engenheiros e designer no Centro de Engenharia e Design de Camaçari, na Bahia, será um carro global, ou seja, não iremos ter de esperar estar prestes a sair de linha no exterior para podermos desfrutá-lo como um “lançamento”.
Ao mesmo tempo que ocorria o lançamento no Brasil, seu “irmão” indiano foi lançado em Nova Déli, chamado lá de Ford Figo Concept. O nome e as diferenças no design (como o comprimento um pouco menor), se deram devido à estratégia global da marca nos mercados distintos em que atua, buscando atender as preferências dos consumidores e suas respectivas culturas. (gostei mais da frente do Figo com o farol de milha mais arrojado, e você?)
“O Ka Concept 4-Portas traz a nossa visão de uma abordagem refinada e sem concessões na criação de um sedã compacto”, diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul, que liderou a criação do conceito. “É comum ver nesse segmento carros projetados com base em tendências e modismos que ficam rapidamente ultrapassados. Em vez disso, quisemos criar um design refinado, duradouro, limpo e elegante, que também transmite a sensação de precisão, eficiência e sofisticação.”
:: Veja Também: Ford impressiona a todos no lançamento do Ka Concept
Um dos principais objetivos do novo projeto Ka Concept 4-Portas, foi aliar um nível de refinamento elevado para o segmento de sedãs compactos, através de elementos antes só encontrados em veículos mais caros. A grade dianteira é um dos aspectos mais marcantes do novo DNA de design Ford, onde, junto às linhas arrojadas do capô, proporcionam uma aparência robusta, e os faróis alongados transmitem a esportividade.
Já na parte traseira, as lanternas foram desenhadas seguindo as linhas curvas e ascendentes dando a sensação de movimento, e posicionadas nas extremidades laterais a fim de obter uma traseira larga. Eu, particularmente, não gosto muito dos sedãs compactos, justamente por achar as traseiras “espremidas” demais para o tamanho e categoria do carro (HB20 Sedã e New Fiesta Sedã, por exemplo), “muita informação para pouco espaço”.
LEIA MAIS
“Os consumidores querem cada vez mais dos seus carros, mesmo quando se trata da primeira compra ou de carros compactos”, explica Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul. “Eles exigem economia de combustível, baixo custo de propriedade, interior espaçoso. O Ka Concept 4-Portas oferece isso e muito mais, com design moderno, segurança e recursos inteligentes que ajudam a transformar a experiência de dirigir num importante segmento de mercado.”
A previsão da Ford, é que essa nova linha do Ka produzida no Brasil comece a ser comercializada ainda em 2014. Portanto, para aqueles que gostaram, basta aguardar!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.