Parece conto da carochinha, mas é verdade! João Ricardo, morador da cidade de São Mateus, no estado do Paraná, ficou surpreso ao encontrar em sua propriedade, no dia 16 de março de 2022, um grande pedaço de metal retorcido de 4 metros de comprimento e 6 metros de diâmetro. Depois foi comprovado que se tratava de um pedaço de foguete da SpaceX, empresa do famoso bilionário Elon Musk. É provável que o mesmo pertença ao Falcon 9 lançado em 19 de dezembro lá nos Estados Unidos.
A explicação dada pela equipe de astrônomos da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) é de que, ao voltar para a atmosfera, o foguete pegou fogo. A reentrada aconteceu em 8 de março. E os detritos caindo puderam ser vistos, na ocasião, pelos moradores do Sul do Brasil, mas só não foram consumidos completamente no processo por conta dos seus materiais de fabricação - liga de nióbio e titânio.
A princípio, o que se sabe é que a empresa SpaceX deve ir até à propriedade do seu João para recolher o pedaço de metal e cobrir eventuais prejuízos causados. A saber, devido a tratados de acordos internacionais, dos quais o Brasil é signatário, o agricultor não pode ficar com o detrito espacial.
"São Mateus do Sul fica praticamente abaixo da trajetória da reentrada (do foguete) observada na semana anterior. Em uma análise detalhada das imagens, foram encontradas algumas semelhanças entre o objeto encontrado pelo Sr. João e a tubeira do motor Merlin 1D utilizado no segundo estágio do foguete Falcon 9 da SpaceX.". - explicação apresentada pela Bramon em seu site.
Fontes: Yahoo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.