Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Flare, a panela inovadora e ultraeficiente

por Clara Ribeiro | 05/10/2015
Copiado!

Uma panela é só uma panela, certo? Sim, mas saiba que até as coisas mais simples, como utilitários do dia a dia, podem receber um upgrade. Muitas pessoas que cozinham admitem ter bastante prazer em fazê-lo e até consideram o ato uma terapia ou arte, mas melhorias nos utensílios são sempre bem vindos.
Thomas Povey, engenheiro da Universidade de Oxford desenvolveu uma nova panela que é capaz de atingir o ponto de ebulição da água 40% mais rápido do que os modelos convencionais. Para chegar a esse resultado, o estudioso fez pesquisas completas e redesenhou o produto para ela ficar mais eficiente.
panelaflare-blog-da-engenharia
Montanhista ativo, Povey disse ter idealizado sua invenção durante uma trilha de alguns dias, quando percebeu o tempo que demorava para esquentar a água na hora de preparar os alimentos em grande altitude. Foi aí que pensou em reunir um grupo de profissionais para se dedicar à missão de recriar o design de uma panela a fim de torná-la mais eficaz.
A panela inovadora tem nome: Flare, e foi criada a partir de uma liga de alumínio e utilizando uma série de hastes no entorno de sua estrutura, ela “conduz o calor da chama de baixo para as laterais da panela, resultando em uma distribuição mais rápida e eficiente do calor. Isso significa que a sua comida ficará pronta muito mais rápido, poupando tempo e energia”, explica Povey.
Panelaflareexplicação-blog-da-engenharia
Para o engenheiro, a termodinâmica é o que garante o sucesso do produto: “O problema do formato tradicional das panelas é que muito do calor acaba sendo dissipado no ar, ou seja, uma questão de transferência de temperatura e aerodinâmica”, conta.
A é fabricada e vendida pela Lakeland, marca britânica de utensílios de cozinha. Desde que começou a ser comercializado o item é bastante disputado e desejado. São alguns modelos disponíveis, incluindo, frigideiras. A mais barata custa em torno de 85 libras (aproximadamente 330 reais).

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários