Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Flare, a panela inovadora e ultraeficiente

Engenharia 360

2 min

POR Clara Ribeiro 05/10/2015

Uma panela é só uma panela, certo? Sim, mas saiba que até as coisas mais simples, como utilitários do dia a dia, podem receber um upgrade. Muitas pessoas que cozinham admitem ter bastante prazer em fazê-lo e até consideram o ato uma terapia ou arte, mas melhorias nos utensílios são sempre bem vindos.
Thomas Povey, engenheiro da Universidade de Oxford desenvolveu uma nova panela que é capaz de atingir o ponto de ebulição da água 40% mais rápido do que os modelos convencionais. Para chegar a esse resultado, o estudioso fez pesquisas completas e redesenhou o produto para ela ficar mais eficiente.
panelaflare-blog-da-engenharia
Montanhista ativo, Povey disse ter idealizado sua invenção durante uma trilha de alguns dias, quando percebeu o tempo que demorava para esquentar a água na hora de preparar os alimentos em grande altitude. Foi aí que pensou em reunir um grupo de profissionais para se dedicar à missão de recriar o design de uma panela a fim de torná-la mais eficaz.
A panela inovadora tem nome: Flare, e foi criada a partir de uma liga de alumínio e utilizando uma série de hastes no entorno de sua estrutura, ela “conduz o calor da chama de baixo para as laterais da panela, resultando em uma distribuição mais rápida e eficiente do calor. Isso significa que a sua comida ficará pronta muito mais rápido, poupando tempo e energia”, explica Povey.
Panelaflareexplicação-blog-da-engenharia
Para o engenheiro, a termodinâmica é o que garante o sucesso do produto: “O problema do formato tradicional das panelas é que muito do calor acaba sendo dissipado no ar, ou seja, uma questão de transferência de temperatura e aerodinâmica”, conta.
A é fabricada e vendida pela Lakeland, marca britânica de utensílios de cozinha. Desde que começou a ser comercializado o item é bastante disputado e desejado. São alguns modelos disponíveis, incluindo, frigideiras. A mais barata custa em torno de 85 libras (aproximadamente 330 reais).

engenheiro cria panela eficiente
panela flare
panela inovadora
panela que esquenta rápido

Clara Ribeiro

mais
Imagem padrão usuário Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Lançamento da primeira missão tripulada da SpaceX em parceria com a NASA é adiado por mau tempo
Conheça a cidade de Seattle nos Estados Unidos
3 programas para visualização de todos os seus aplicativos sociais em um só lugar | Lista 360
Fujisawa SST: Conheça a cidade inteligente e sustentável do Japão
Entenda o plano de mineração para obter combustível de foguetes na Lua
Conheça 8 engenheiros das histórias em quadrinhos
Podcast 360

Ouça ou baixe podcasts exclusivos da engenharia

Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ