Engenharia 360

Conheça as áreas de atuação em destaque na Engenharia Mecânica

Imagem padrão usuário
por Lucie Ferreira
| 05/11/2015 | Atualizado em 28/05/2023 2 min
Imagem de peoplecreations em Freepik

Conheça as áreas de atuação em destaque na Engenharia Mecânica

por Lucie Ferreira | 05/11/2015 | Atualizado em 28/05/2023
Imagem de peoplecreations em Freepik
Engenharia 360

Uma das maiores e mais amplas áreas, a Engenharia Mecânica costuma ser associada à automobilística. Entretanto, existem diversas especializações que o profissional pode escolher. E é isso que queremos compartilhar com você neste texto do Engenharia 360!

Em que consiste o trabalho de um profissional em Engenharia Mecânica?

O trabalho do engenheiro mecânico consiste em desenvolver, projetar, construir e realizar a manutenção de máquinas e equipamentos, abrangendo áreas como bens de capital, energia, aeronáutica e muitas outras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Engenharia Mecânica inclui o estudo de fluidos, como água e gases hipersônicos utilizados em veículos espaciais, além de objetos em movimento, desde partículas até estruturas complexas.

Confira a seguir algumas outras áreas nas quais o engenheiro mecânico pode trabalhar:

Indústria Metalúrgica

Nessa área, o profissional realiza e conduz projetos, organiza a produção, gere suprimentos e recursos, comanda equipes e pode assumir postos de direção ao longo da carreira.

engenharia mecânica
Imagem de standret
em Freepik

Setor Petroleiro e Petroquímico

O engenheiro mecânico pode desenvolver projetos relacionados ao bombeamento, refino, processamento e distribuição de produtos petroquímicos. Além disso, é responsável pela manutenção dos equipamentos da planta e pela gestão de equipes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Setor Financeiro

Em áreas de análise de investimentos, os engenheiros mecânicos são valorizados devido aos seus conhecimentos em matemática e capacidade de análise e síntese. Podem atuar em bancos e instituições financeiras, aplicando seus conhecimentos técnicos em análises de projetos e investimentos.

Setor Público

O engenheiro mecânico pode trabalhar em prefeituras e nos governos estadual e federal, auxiliando no desenvolvimento regional. Com seus conhecimentos em projeto e gestão, atua em setores de fiscalização e condução de obras públicas.

Essas são apenas algumas das áreas em que um engenheiro mecânico pode atuar. A variedade de especializações e oportunidades dentro dessa disciplina oferece aos profissionais uma ampla gama de possibilidades de carreira.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: TryEngineering, UFV e FSG.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo