Uma das maiores e mais amplas áreas, a engenharia mecânica costuma ser associada à automobilística. Entretanto, existem diversas especializações que o profissional pode escolher.
O trabalho do engenheiro mecânico consiste em desenvolver, projetar, construir e realizar a manutenção de máquinas e equipamentos, sendo que as funções abrangem áreas como as de bens de capital, energia, aeronáutica…
A engenharia mecânica inclui fluidos, como água e gases hipersônicos utilizados em veículos espaciais; objetos em movimento, de partículas a estruturas complexas.
Confira a seguir algumas outras áreas nas quais o engenheiro mecânico pode trabalhar:
Indústria Metalúrgica
Realiza e conduz projetos, organiza a produção, gere suprimentos e recursos, comanda equipes e gerencia setores de projetos. Ao longo da carreira, pode assumir postos de direção.
O profissional pode desenvolver projetos com bombeamento, refino, processamento e distribuição de produtos petroquímicos, além de ser o responsável pelos equipamentos da planta e gerir equipes.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS

Bancos
Áreas de análise de investimentos requerem o conhecimento de engenheiros, devido ao seus amplos conhecimentos em matemática e capacidade de análise e síntese.
Engenharia mecânica no Setor Público
O engenheiro mecânico pode trabalhar em prefeituras e governos estadual e federal, auxiliando no desenvolvimento regional. Com conhecimentos de projeto e gestão, atua em setores de fiscalização e condução de obras.
Fontes: TryEngineering, UFV e FSG.