Engenharia 360

Fique por dentro das áreas de atuação em engenharia mecânica

Imagem padrão usuário
por Lucie Ferreira
| 05/11/2015 | Atualizado em 24/11/2021 < 1 min

Fique por dentro das áreas de atuação em engenharia mecânica

por Lucie Ferreira | 05/11/2015 | Atualizado em 24/11/2021
Engenharia 360

Uma das maiores e mais amplas áreas, a engenharia mecânica costuma ser associada à automobilística. Entretanto, existem diversas especializações que o profissional pode escolher.

O trabalho do engenheiro mecânico consiste em desenvolver, projetar, construir e realizar a manutenção de máquinas e equipamentos, sendo que as funções abrangem áreas como as de bens de capital, energia, aeronáutica…

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

A engenharia mecânica inclui fluidos, como água e gases hipersônicos utilizados em veículos espaciais; objetos em movimento, de partículas a estruturas complexas.

Confira a seguir algumas outras áreas nas quais o engenheiro mecânico pode trabalhar:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Indústria Metalúrgica

Realiza e conduz projetos, organiza a produção, gere suprimentos e recursos, comanda equipes e gerencia setores de projetos. Ao longo da carreira, pode assumir postos de direção.

O profissional pode desenvolver projetos com bombeamento, refino, processamento e distribuição de produtos petroquímicos, além de ser o responsável pelos equipamentos da planta e gerir equipes.

mulher trabalhando em indústria representando engenheiras, engenharia mecânica
Imagem: hbr.org

Bancos

Áreas de análise de investimentos requerem o conhecimento de engenheiros, devido ao seus amplos conhecimentos em matemática e capacidade de análise e síntese.

Engenharia mecânica no Setor Público

O engenheiro mecânico pode trabalhar em prefeituras e governos estadual e federal, auxiliando no desenvolvimento regional. Com conhecimentos de projeto e gestão, atua em setores de fiscalização e condução de obras.


Fontes: TryEngineering, UFV e FSG.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo