Engenharia 360

Guia Completo: As Principais Ferramentas Manuais na Construção Civil

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 29/11/2023 4 min
Imagem de Andrea Piacquadio em Pexels

Guia Completo: As Principais Ferramentas Manuais na Construção Civil

por Simone Tagliani | 29/11/2023
Imagem de Andrea Piacquadio em Pexels
Engenharia 360

Erguer uma edificação é como lidar com um quebra-cabeça. E para reparos ou reformas na construção civil será necessário usar ferramentas confiáveis - isso vale para tarefas profissionais ou uso doméstico. Especialmente as ferramentas manuais são excelentes auxiliares na realização de ajustes, fixações e medições em diversas etapas das obras, com precisão e excelência. Descubra, através deste texto do Engenharia 360, quais os itens que não podem faltar no seu kit de ferramentas!

Ferramentas Manuais na Construção Civil
Imagem de Anete Lusina em Pexels

As Principais Ferramentas Manuais para Reformas na Construção Civil

Chaves

Os primeiros itens que não podem faltar na sua maleta de ferramentas manuais são as chaves. Começando pela chave de fenda, que é uma das mais utilizadas em reformas na construção civil, por conta de sua versatilidade. Ela pode ajudar a apertar e afrouxar parafusos em estruturas como esquadrias e móveis, também na fixação de interruptores de luz e outros itens domésticos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Outra chave importante é a Philips (a com "cabeça estrelada"), ideal para apertar parafusos com fendas simples e realizar outros reparos com muita praticidade. E ainda existe a chave canhão para parafusos e porcas com formato hexagonal, e a chave biela, com formato em 'L' para instalação e remoção de porcas.

Ferramentas Manuais na Construção Civil
Imagem de Steve Johnson em Pexels

Martelo de Unha

O martelo de unha (aquele com um lado plano e outro com duas garras tipo gancho) é uma ferramenta de batida. Ele é projetado para podermos bater em superfícies, inclusive cabeças de pregos, e com a garra remover pregos e parafusos, mas sem danificar as estruturas. No dia-a-dia, para reparos em geral, essa peça será uma das mais necessárias.

Ferramentas Manuais na Construção Civil
Imagem de Pixabay em Pexels

Alicates

Alicates também são outras ferramentas aliadas para reformas na construção civil. Eles são versáteis e podem desempenhar funções como de corte, dobra e aperto; por exemplo, de fios e materiais rígidos. Vale destacar o tipo 'de bico', bastante útil em locais de difícil acesso; por exemplo, manuseio de pequenas porcas. Enfim, essas peças são essenciais para resolver uma variedade de problemas técnicos, sobretudo exigindo alta precisão.

Ferramentas Manuais na Construção Civil
Imagem de Pixabay em Pexels

Veja Também: As 8 Principais Ferramentas de Medição na Construção Civil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Trena

A trena também precisa estar neste kit de ferramentas para reformas na construção civil, essencial para a compreensão perfeita dos espaços disponíveis. Ela serve para medição de espaços, áreas e distâncias. As marcações ao longo da fita ou carretel servem para a avaliação dos ambientes, auxiliando na projeção e execução correta de reformas e decoração.

Ferramentas Manuais na Construção Civil
Imagem de Freepik

Colher de Pedreiro

A colher de pedreiro é uma ferramenta projetada para que os operários consigam realizar a aplicação manual de argamassa em superfícies como paredes. Ela é essencial na preparação de assentamento de tijolos, garantindo uma base sólida para construções.

Ferramentas Manuais na Construção Civil
Imagem de rawpixel.com em Pexels

Estiletes

Os estiletes são ferramentas de cortes, desde estruturas plásticas a papelão. Quanto mais afiada a sua lâmina, mais fácil é trabalhar com cortes delicados ou projetos que exigem extrema precisão e agilidade.

Ferramentas Manuais na Construção Civil
Imagem de Adonyi Gábor em Pexels

Veja Também: O que é Prumo na Construção Civil?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Serra de Arco

A serra de arco é uma ferramenta versátil, capaz de cortar madeira, plásticos, metais e outros materiais. Sua lâmina dentada proporciona cortes limpos e precisos, sendo indispensável em reformas que envolvem diferentes tipos de materiais.

Ferramentas Manuais na Construção Civil
Imagem de RaquelRendo em Wikipédia - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Serra_de_arco.jpg

Fita Adesiva

Por último, não podiam ficar de fora desta lista as fitas adesivas. Elas não são, obviamente, uma ferramenta estrutural, mas desempenham papel crucial em reparos emergenciais; por exemplo, fixação de fios, cabos e estruturas. Em resumo, uma solução rápida de conserto de certos sistemas de Engenharia.

Ferramentas Manuais na Construção Civil
Imagem de rawpixel.com em Freepik

Conclusão

Conhecendo a função dessas e de outras ferramentas manuais nos permite conduzir manutenções e reformas na construção civil de forma mais eficiente e segura.

Investir em um conjunto diversificado como esse é a garantia de executar atividades profissionais ou domésticas com maior eficiência. E justamente ter as peças adequadas no kit de ferramentas não só proporciona autonomia, mas também se torna a chave para solucionar uma diversidade de situações. Fica a dica!

Veja Também:


Fontes: Comab Materiais, Terra.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo