Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Faculdade pública, particular ou militar. Qual mais indicada para mim?

por Engenharia 360 | 29/05/2018
Copiado!

Se você, principalmente estudante do Ensino Médio, está em dúvida em como seguir sua carreira após terminar o segundo grau, temos uma boa notícia. O Blog da Engenharia irá te ajudar a decidir entre faculdade pública, particular ou militar. Confira todos os detalhes.

Faculdade pública, particular ou militar, qual cursar?

As universidades públicas, seja ela estadual ou federal, são totalmente gratuitas e possuem uma forte tradição no quesito qualidade de ensino. Isso faz com que seus cursos sejam bem conceituados pelo MEC e com vagas bastantes concorridas.

Pelo fato das faculdades públicas terem a disposição verbas fornecidas pelo governo especificamente para pesquisas, as universidades  possuem um forte investimento em diversas linhas de projetos acadêmicos.

Um dos pontos mais frustrantes das faculdades públicas é a quantidade de greves, seja de professores ou de técnicos administrativos. Muitas vezes acabam interferindo no tempo de conclusão do curso e na aprendizagem da disciplina.

jovens andando em campus, representando faculdade pública, particular ou militar
Imagem: US News

Outro ponto negativo das faculdades públicas, que também acaba prejudicando os alunos, é a defasagem de infraestrutura, que por depender do governo acaba se desatualizando por falta de verba ou até mesmo uma burocracia excessiva.

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos das universidades particulares é justamente conseguir manter o pagamento das mensalidades durante todo o período do curso, o que pode levar muitos a trancar o curso e interromper a sua formação por não conseguir arcar com os valores.

Uma excelente opção para ajudar a pagar as mensalidades do curso é buscar opções de financiamento estudantil, como o FIES. Ele oferece possibilidades de parcelamento das mensalidades com taxas de juros reduzidas, o que é ótimo.

Para decidir qual faculdade cursar, vale (e muito!) a pena analisar alguns fatores de qualidade. Como a nota do curso no ENADE, a nota atribuída pelo MEC, se ela possui um corpo de docente bem conceituado e se a grade curricular está de acordo com o que você pretende aprender.


Por que mais de 50% dos estudantes de engenharia desistem do curso?


Carreira Militar

A carreira militar, assim com qualquer outra, possui seus pontos altos e baixos. Porém neste caso estes quesitos são ainda mais acentuados. Nós explicamos o porquê.

Os cursos possui duas vantagens que o fazem se destacar drasticamente dos demais: garantia de estabilidade e bons salários assim que a graduação é concluída, fora que geralmente os alunos costumam receber ajuda de custo durante os estudos e auxílio moradia.

Outro fator interessante é o plano de carreira atrativo, que aumenta o cargo e salário do profissional até sua aposentadoria. Ele continua recebendo integralmente seus vencimentos. Nada mal, não?

garoto vestido com uniforme de escola militar
Imagem: RBS

Caso tenha ficado interessado nos benefícios de uma carreira militar se prepare, pois agora vamos falar dos pontos negativos.

Primeiro de tudo, para ingressar em uma Academia Militar não é fácil, muito pelo contrário, é extremamente complicado. Este tipo de curso é conhecido por estar entre os mais difíceis do Brasil e  abrigar os estudantes mais inteligentes.

Porém as dificuldades não param por aí. As Academias, de uma maneira geral costumam ter exigências com relação à idade, sexo e até mesmo altura. Ainda sim, se enquadrando em tudo isso, você precisa passar por uma severa bateria de exames para ser aprovado.

É importante você saber que entre faculdade pública, particular ou militar não existe uma que seja correta ou mais indicada, mas sim pontos positivos e negativos, como frisado anteriormente. Basta você avaliar qual é a que mais se encaixa com seu perfil e mãos a obra!

Fonte: Mundo Educação

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários