Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Faça network sem ser inconveniente

por Lucie Ferreira | 09/03/2016
Copiado!

Ter um network amplo é um dos melhores benefícios que se pode ter para uma carreira promissora. Porém, para formá-lo, é necessário realizar uma ação contínua, e não se lembrar do network somente quando estiver passando por momentos difíceis na carreira.
Agindo assim, segundo o Marcelo Cuellar, da 2GET Executive Search, nos momentos difíceis você conseguirá resgatar o valor que depositou em sua rede de relacionamentos – lembre-se de que, para extrair valor do network, é necessário oferecer valor em troca. Para isso, você precisa mostrar-se presente e disponível não somente quando estiver em busca de um novo emprego, como também para a troca de oportunidades e informações com outros profissionais.
Entretanto, é preciso cuidado para não ser inconveniente nem chato enquanto estiver fazendo seu network. A diretora de transição de carreira na consultoria de recursos humanos LHH, Irene Azevedo, deu algumas dicas à Folha de S. Paulo para que o profissional forme seu network da melhor maneira. Confira a seguir.
 
network_1_blog-da-engenharia

+ Seja objetivo

Em um encontro de networking, evite sair do assunto ou da conversa sem passar as informações mais importantes sobre suas expectativas para a carreira, fazendo as perguntas que precisa.

+ Fique atento ao tempo

Como a conversa tem um objetivo profissional, delimite um tempo para que ela termine. Se for no local de trabalho, a duração deve ser entre 30 e 40 minutos; em um café, até 50 minutos; em um restaurante, até uma hora e meia.
 

+ Não seja insistente

Se após duas tentativas frustradas, você ainda não conseguiu marcar a conversa com uma pessoa, dê um tempo. Espere alguns dias e tente de novo, evitando ser insistente. Outra dica é não ligar para o contato imediatamente depois de uma conversa pessoal.
 

+ Evite se lamentar

Enquanto estiver conversando com pessoas de seu network, não fique se lamentando sobre sua situação atual ou sobre os problemas econômicos do país ou do mundo: faça a fila andar sem olhar para trás.
 
Fonte: Exame.comFolha de S. Paulo.

Copiado!

Comentários