Engenharia 360

Dica de mercado: faça network sem ser inconveniente

Imagem padrão usuário
por Lucie Ferreira
| 09/03/2016 | Atualizado em 05/11/2021 2 min

Você sabe o que é network? Entenda a definição para não cometer o erro de forçar a prestação deste serviço erroneamente! Neste texto, lhe damos dicas!

Dica de mercado: faça network sem ser inconveniente

por Lucie Ferreira | 09/03/2016 | Atualizado em 05/11/2021

Você sabe o que é network? Entenda a definição para não cometer o erro de forçar a prestação deste serviço erroneamente! Neste texto, lhe damos dicas!

Engenharia 360

Ter um network amplo é um dos melhores benefícios que se pode ter para uma carreira promissora. Porém, para formá-lo, é necessário realizar uma ação contínua, e não se lembrar do network somente quando estiver passando por momentos difíceis na carreira.

Agindo assim, segundo o Marcelo Cuellar, da 2GET Executive Search, nos momentos difíceis você conseguirá resgatar o valor que depositou em sua rede de relacionamentos – lembre-se de que, para extrair valor do network, é necessário oferecer valor em troca. Para isso, você precisa mostrar-se presente e disponível não somente quando estiver em busca de um novo emprego, como também para a troca de oportunidades e informações com outros profissionais.

Entretanto, é preciso cuidado para não ser inconveniente nem chato enquanto estiver fazendo seu network. A diretora de transição de carreira na consultoria de recursos humanos LHH, Irene Azevedo, deu algumas dicas à Folha de S. Paulo para que o profissional forme seu network da melhor maneira. Confira a seguir.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

 network_1_blog-da-engenharia

Seja objetivo

Em um encontro de networking, evite sair do assunto ou da conversa sem passar as informações mais importantes sobre suas expectativas para a carreira, fazendo as perguntas que precisa.

Fique atento ao tempo

Como a conversa tem um objetivo profissional, delimite um tempo para que ela termine. Se for no local de trabalho, a duração deve ser entre 30 e 40 minutos; em um café, até 50 minutos; em um restaurante, até uma hora e meia.

Não seja insistente

Se após duas tentativas frustradas, você ainda não conseguiu marcar a conversa com uma pessoa, dê um tempo. Espere alguns dias e tente de novo, evitando ser insistente. Outra dica é não ligar para o contato imediatamente depois de uma conversa pessoal.

Evite se lamentar

Enquanto estiver conversando com pessoas de seu network, não fique se lamentando sobre sua situação atual ou sobre os problemas econômicos do país, ou do mundo: faça a fila andar sem olhar para trás.

Veja Também: A importância de se fazer networking


Fonte: Exame.comFolha de S. Paulo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo