O extraordinário projeto do Hacksmith Industries Power Loader é a combinação perfeita entre ficção científica e engenharia. Vimos isto de perto enquanto realizamos a cobertura do 3DEXPERIENCE World 2024, o maior evento de Engenharia do mundo. Num dos pavilhões do evento, estava em exposição este lindo exoesqueleto mecânico, evolução de outro modelo antes utilizado no famoso filme "Aliens", uma das obras cinéfilas mais memoráveis da cultura pop.
Agora, os engenheiros da empresa Hacksmith Industries trazem para o mundo real esse modelo mecânico com muitas propostas de funcionalidade, como levantar e manipular objetos pesados com facilidade. Essa transformação levou 2,5 anos para ser executada. O Power Loader foi concluído sobre um chassi de um pequeno skid-steer loader, com o sistema hidráulico original alimentando todos os cilindros hidráulicos do corpo superior.
Conhecendo o Power Loader
O Hacksmith Industries Power Loader é um projeto ambicioso que a Hacksmith Industries teve de replicar as capacidades de um exoesqueleto fictício, permitindo, no mundo real, que usuários manipulem grandes objetos com facilidade. Isso é possível graças aos braços do mecanismo, com graus de liberdades por válvulas hidráulicas proporcionais.
O controle é feito por um sistema industrial baseado no Raspberry Pi, executando o ROS (Robot Operating System). E, aliás, ter a chance de ver isso de perto foi realmente sensacional!
O projeto do Power Loader foi todo documentado em uma série de vídeos publicados no YouTube, mostrando o processo de design, construção e os desafios enfrentados durante o desenvolvimento. Confira alguns episódios!
Veja Também: Exosapien Technologies: conheça o maior exoesqueleto mecânico do mundo
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Inspiração da equipe Hacksmith Industries
A ideia para o Hacksmith Industries Power Loader surgiu em 2014. O youtuber James Hobson ficou particularmente interessado pelo projeto, pensando em como usar o exoesqueleto para virar e esmagar carros, e como esse mecanismo poderia depois concorrer em competições de robôs de tamanho médio. Claro que o orçamento limitado era ser um desafio, mas que não superou a força de vontade.
James fez parceria com a CAT, fabricante de equipamentos, que colaborou para a construção do Power Loader. Assim, algo que só se via em ficção se tornou realidade!
Funcionamento do Power Loader
Diferentemente do design bipedal apresentado no filme, o Power Loader da Hacksmith é construído sobre o chassi de um pequeno carregador de esteiras, com uma unidade de potência hidráulica existente alimentando todos os cilindros hidráulicos do corpo superior. Seus braços, controlados por válvulas, podem realizar movimentos precisos e versáteis, ideal para uma variedade de tarefas, incluindo manipulação de objetos delicados.
A parte superior do exoesqueleto é composta por vários componentes personalizados. Além do chassi, há uma unidade de energia hidráulica e a estrutura do corpo superior. A saber, cada peça do mecanismo custou tanto quanto projetos anteriores da Hacksmith Industries, para se ter noção do tamanho da escala do Power Loader.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Aplicação do exoesqueleto na Engenharia
O Power Loader se destaca por sua engenharia, seu potencial tecnológico e possibilidades de aplicações em diversas indústrias. Por exemplo, desde a redução da fadiga e do risco de lesões para trabalhadores industriais até o aprimoramento da eficiência em tarefas pesadas. Sendo assim, esse equipamento representa um salto significativo para o campo da robótica aplicada.
Embora, no início, a Hacksmith Industries tenha desenvolvido o Power Loader por diversão e entretenimento, hoje a empresa já tem planos de aprimorar sua engenharia pensando na indústria. E 3DEXPERIENCE Word 2024, inspira engenheiros e estudantes de engenharia de todo o mundo a explorar sua criatividade e capacidade de transformar sonhos em realidade, alcançando o impossível.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.