Ser aprovado no ITA, através de um dos vestibulares mais concorridos e exigentes do país, já é algo que traz muita alegria ao estudante. E quando este tem apenas 15 anos de idade, a satisfação por ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – localizado em São José dos Campos, estado de São Paulo – é ainda maior. Foi o que aconteceu com o potiguar Victor Raniery da Silva Holanda, aprovado no curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica.
O resultado foi divulgado no último dia 30 de dezembro, e o estudante sempre chamou a atenção dos professores pela dedicação aos estudos, o que se intensificou nos últimos três anos. Para ser aprovado, Victor focou nos estudos e cursou o 1º e o 2º ano do Ensino Médio no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Para ingressar no IFRN, Victor conseguiu na Justiça o direito de pular o 9º ano (antiga 8ª série do Ensino Fundamental).
A decisão de prestar o vestibular para o ITA surgiu após a participação de Victor em uma feira de profissões realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), quando o jovem se interessou pela Engenharia Mecânica. Seu pai, após pesquisas, indicou o ITA a Victor, e o curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica tornou-se o objetivo do estudante, principalmente depois de ter conhecido o projeto “carcará”, da universidade potiguar, em que os alunos constroem aviões e participam de competições.
Para passar no vestibular, além das aulas de tarde, Victor estudava por conta própria durante as manhãs e, pouco antes da prova, também de noite e aos fins de semana. Tanto esforço tornou possível ao estudante acompanhar a evolução dos colegas, mais velhos. E para um preparo mais intensivo para as provas, Victor foi transferido para uma escola particular.
Para se ter uma ideia de como é concorrido, entre mais de 12 mil inscritos, 140 estudantes foram aprovados para iniciar os estudos no ITA. O curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica teve início em 1975, após a alteração da matriz curricular do curso que, até então, era de Engenharia Mecânica no instituto.
Referências: Tribuna do Norte, G1, ITA
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Comentários
Luciana Reis
Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com experiência como jornalista freelancer na produção de conteúdo para revistas e blogs.