Recentemente, comentamos aqui, no Engenharia 360, sobre os edifícios mais altos do mundo. Agora, desta vez, queremos falar das construções que se destacam no sentido oposto, por serem as mais profundas do mundo. Trata-se de estruturas subterrâneas - igualmente ou até mais difíceis de serem construídas do que arranha-céus, por exemplo -, envolvendo ciência do solo, estabilidade estrutural, impermeabilização, e mais. Então, vamos à lista?!
4. InterContinental Shanghai Wonderland Hotel
Localizado próximo a Shanghai, na China, este hotel possui 18 andares, sendo que 16 estão abaixo do nível do solo de uma falésia de pedreira de 88 m de profundidade. Parte da estrutura natural é preenchida de água, criando um lago artificial. Por isso, 2 andares do prédio ainda são subaquáticos.
3. Estação Arsenalna
Esta estação, localizada em Kiev, na Ucrânia, está 105 metros abaixo do solo. É tão para baixo que os passageiros precisam ficar 5 minutos em uma escada rolante para acessar as plataformas dos trens. Em comparação, a profunda 191st Street Station, de Nova York, foca 52 metros abaixo da terra.
2. Jinping Underground Laboratory
Esta construção está localizada na Montanha Jinping, em Sichuan, China, há 2.400 metros abaixo da superfície do pico. E ela foi construída assim justamente por se tratar de um centro de investigação, que necessitava dessa camada de cobertura rochosa para impedir que os raios cósmicos lhe atingissem e comprometesse a detecção de partículas de pesquisas físicas, sobretudo da substância da Matéria Escura - que está presente na matéria do Universo.
1. Gotthard Base Tunnel
Nos Alpes suíços, entre as cidades Erstfeld e Bodio, este túnel de 50 km - mais outros 100 km de poços e passagens - está a uma profundidade de 2.450 metros, sendo considerado o túnel ferroviário mais profundo do mundo - comparável a minas de carvão. Lá em baixo, a temperatura passa dos 40 graus Celsius e os trens viajam a 250 km/h.
Bônus | Estruturas subterrâneas de fundações de edifícios
Os edifícios que vamos comentar neste item estão, sim, acima do nível do solo. Porém, o que impressiona em sua estrutura é a profundidade de sua fundação, algo necessário para dar o devido suporte às torres.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
- Shanghai Tower, China: 86 metros.
- Salesforce Tower, em São Francisco, Califórnia: 95 metros.
- Twin Towers, em Kaula-Lampur, Malásia: 120 metros.
Veja Também: Conheça 4 exemplos de centrais de hidrelétricas subterrâneas do Brasil
Fontes: Blog Canal da Engenharia.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.