Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Essa cervejaria encontrou um jeito inusitado (e sustentável) de reciclar garrafas: transformando-as em areia

por Lucie Ferreira | 31/03/2017

A DB Export Beer Bottle Sand, da cervejaria DB Breweries, permite transformar garrafas em areia de vidro

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os neozelandeses encontraram uma maneira bastante original de reciclar suas garrafas de cerveja e ainda ajudar a preservar as belas praias do país: criaram uma máquina que transforma esses materiais em areia de vidro.
O mais curioso é que a DB Export Beer Bottle Sand, da cervejaria DB Breweries, é instalada em bares e permite ao consumidor reciclar suas garrafas em 5 segundos, logo após beber o conteúdo. Para isso, o objeto esvaziado é colocado na máquina, que dispara um laser.
Em seguida, uma roda de martelos de aço pequenos, girando a 2800 rpm, pulveriza a garrafa, enquanto um sistema de vácuo duplo remove a poeira de sílica e etiquetas de plástico. A reciclagem dá origem a 200 gramas de areia de vidro recém-moída.
A areia proveniente das garrafas de cerveja é distribuída para empresas de construção e fabricantes de concreto. O principal cliente é o maior produtor de concreto ensacado da Nova Zelândia, mas o material também será distribuído para a realização de projetos rodoviários, vias e ciclovias do país.

A areia de vidro é ideal para a indústria da construção e ajuda a preservar as praias da Nova Zelândia

Por que a falta de areia pode ser um problema?

A ideia ajuda a reduzir a dependência do país da areia proveniente de dragagem costeira, auxiliando no combate à escassez do material. Segundo a empresa, dois terços das praias do mundo estão recuando e pode levar centenas de milhares de anos para uma praia regenerar sua areia. A exploração e a dragagem seriam dois dos principais culpados.
Além disso, nem toda areia pode ser utilizada como matéria-prima pela indústria da construção. A da praia, pela sua composição física, é ideal: seus grânulos têm bordas grossas e assimétricas, podendo ser usada em materiais de construção.
A areia de vidro da DB Export Beer Bottle Sand tem essas mesmas características, tornando-se uma boa substituta para os grãos das praias. A empresa destaca que o material é seguro para manuseio e caminhadas, sendo aplicado em bunkers de golfe e filtros de água.
Assista ao vídeo abaixo para entender melhor essa ideia e como funciona a máquina (em inglês).
https://youtu.be/7uOukrxj4sY


Fotos: DB Breweries. Fonte: DB Breweries e Mashable.

Comentários