Normalmente, os fotógrafos usam uma lente olho de peixe (fisheye) composta por várias peças de vidro curvo para conseguir produzir imagens panorâmicas. Essa peça costuma ser cara e volumosa. Porém, alguns engenheiros do MIT e da University of Massachusetts desenvolveram uma lente plana que consegue capturar o mesmo tipo de imagem.
A nova lente é um tipo de metalente. É composta por um material muito fino com características microscópicas que manipulam a luz, dispersando-a para produzir as imagens panorâmicas. A lógica é a mesma da lente olho de peixe tradicional, mas a diferença é que ela é feita usando uma peça plana de vidro de um milímetro de espessura.
Tal lente é feita de fluoreto de cálcio com uma fina película de telureto de chumbo em um dos lados. Cada estrutura foi moldada em uma nanoescala.
Imagem: Mikhail Shalaginov, Tian Gu, Christine Daniloff, Felice Frankel, Juejun Hu
Juejun Hu, do Department of Materials Science and Engineering do MIT, afirmo que, até o momento, pensava-se que seria impossível fazer uma metalente com uma visão de campo ultragrande. As metalentes possuem grande potencial para mudar o campo da ótica.
A nova lente funciona na parte infravermelha do espectro, mas os pesquisadores afirmaram que ela pode ser alterada para funcionar bem com a luz visível e em outros comprimentos de onda. O material também teria que mudar, mas a arquitetura geral seria a mesma.
Atualmente, os sensores 3D possuem um campo de visão limitado, que não reconhece quando você afasta muito o rosto do smartphone. Essa lente olho de peixe plana pode ser um novo sensor 3D que permite o perfil panorâmico de profundidade. As aplicações são várias: smartphones, notebooks, óculos de realidade virtual, dispositivos de imagens médicas (como endoscópios), eletrônicos vestíveis e muito mais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A pesquisa completa foi publicada na ACS, com o título “Single-Element Diffraction-Limited Fisheye Metalens”. Clique aqui para conferir o artigo. A pesquisa foi financiada pela DARPA, no âmbito do programa EXTREME.
Referências: MIT News
Leia também: 10 tecnologias com destaque em inovação listadas pelo MIT
Você já usou uma lente olho de peixe? Acha que a nova lente plana vai ser útil? Comente!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.