Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia Geológica

VER POSTS CONHEÇA AS ENGENHARIAS

engenharia geológica

+ O que é o curso?

O curso de Engenharia Geológica visa integrar a área de Ciências Exatas e da Terra, de modo multidisciplinar para formar profissionais aptos a atuar em sua área de formação. Assim, ele prepara os profissionais para questões de interesse estratégico do país, como água, petróleo e minério. Embora não seja um curso muito comum no Brasil, a Engenharia Geológica não é recente. A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por exemplo, o oferta desde 1961.

+ As atividades do profissional

O profissional pode realizar trabalhos topográficos e geodésico, levantamentos geológicos, geoquímicos e geofísicos, lidar com assuntos legais de sua área, fazer estudos relacionados às ciências da terra, trabalhos de prospecção e pesquisa para cubação de jazidas e determinação de valor econômico, em obras de construção civil e planejamento urbano e atuação em caso de desastres ambientais. Ainda, eles podem atuar na área de pesquisa e ensino.

+ As matérias do curso

O curso possui 10 semestres (5 anos) e envolve as matérias do ciclo básico (como cálculos, físicas e programação de computadores) e disciplinas específicas (como mineralogia, cristalografia, paleontologia, geomorfologia, estratigrafia, petrologia e outras).

+ O mercado de trabalho

A formação multidisciplinar e ampla faz com que o profissional habilitado possa encontrar boa receptividade em diferentes áreas e setores do mercado, desde instituições privadas a cargos públicos.

+ As faculdades com o curso

Algumas faculdades que ofertam o curso são:

  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em Ouro Preto, Minas Gerais.
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina, Minas Gerais.
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em Pelotas, Rio Grande do Sul

Referências: UFOP; UFVJM; UFPel.