Engenharia 360

Guia 360 das Engenharias: Engenharia de Serviços

Engenharia 360
por Redação 360
| 17/01/2020 | Atualizado em 05/04/2021 2 min

Guia 360 das Engenharias: Engenharia de Serviços

por Redação 360 | 17/01/2020 | Atualizado em 05/04/2021

A engenharia de serviços está relacionada à execução dos serviços em obras de infraestrutura e em ambientes seguros às técnicas de prospecção de novos negócios.

engenharia de serviços

+ O que é o curso?

O curso de Engenharia de Serviços é voltado para a abordagem de operações de empresas de serviços tradicionais, abrangendo o projeto da infraestrutura, dimensionamento e planejamento de operações, controle de qualidade dos processos e otimização de localização de instalações.

+ As atividades do profissional

Segundo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que oferta o curso, o profissional terá competências para projetar processos de serviços, analisar a infraestrutura de serviços e gerenciar operações de serviços, com forte embasamento em matemática, física, métodos computacionais e métodos de engenharia, aliados aos novos conceitos e ferramentas de gestão e sistemas de informação para atuar em áreas emergentes do setor terciário. Ele também pode atuar na gestão, projetos e ações para aumentar a produtividade de um setor econômico.

+ As matérias do curso

O curso mescla matérias de exatas (como cálculos, eletromagnetismo, química e mecânica e resistência dos materiais) com matérias de humanas (como psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, demografia, geografia econômica e humana e gestão de pessoas). A duração do curso é de 5 anos e meio (11 semestres).

+ O mercado de trabalho

Atualmente, a indústria de produtos e serviços demanda profissionais com as habilidades já descritas do profissional de Engenharia de Serviços, principalmente em um mercado competitivo e cada vez mais tecnológico.

+ As faculdades com o curso

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) oferece o curso no campus Litoral Norte, em Tramandaí, no Rio Grande do Sul.

Referências: UFRGS.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.