Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Incrível Engenharia #2: Ponte Akashi-Kaikyo

por Kássio Adriano | 15/09/2015
Copiado!

02/22/98 - Akashi Kaikyo Bridge-blog-da-engenharia
Dando continuidade à série “Engenharia impressionável”, essa semana falaremos da ponte Akashi-Kaikyo, localizada no estreito de Akashi, no Japão, entre a cidade de Kobe e a ilha Awaji.
A ponte Akashi-Kaikyo é considerada a maior ponte suspensa do mundo e é provável que seja a maior obra de engenharia japonesa.
akashi_kaikyo_5-blog-da-engenharia
Uma ponte suspensa é aquela em que cabos (cordas ou correntes) são pendurados sobre o rio (ou qualquer outro obstáculo) e a plataforma fica suspensa por eles. As mais modernas têm duas torres altas nas quais os cabos são pendurados, ou seja, elas sustentam a maior parte do peso da plataforma.
O Estreito de Akashi, onde a ponte Akashi-Kaikyo foi construída, tem 4 km de largura, profundidade do mar de 100 metros e correntes em média de 14 km/h. Além disso, é uma das vias marítimas mais movimentadas do mundo, com mais de mil navios por dia. Além disso, a ponte fica em uma região de tufão em que os ventos podem atingir velocidades de 290 km/h.

Ponte-Akashi-Kaikyo-blog-da-engenharia
Sua construção iniciou-se em 1988, mas ela só foi aberta ao público oficialmente em 1998. Nela foram usadas 181 mil toneladas de aço e 1.4 milhões de metros cúbicos de betão.
Para suportar seu tabuleiro os cabos principais estão presos em cada extremidade por grandes blocos de ancoragem, que pesam cerca de 350 mil toneladas.
Ponte-Akashi-Kaikyo-5-blog-da-engenharia

+ Curiosidades

  • O vão central da Akashi-Kaikyo é 580 metros maior que o da Ponte Humber (Inglaterra – 1981); 692 metros maior que o da Ponte Verrazano-Narrows (EUA – 1964); e 710 metros maior que o da Ponte Golden Gate (EUA – 1937); todas estas pontes bateram o recorde de vão na época de sua inauguração.
  • A Akashi-Kaikyo conquistou três recordes: o de vão mais extenso, o de ponte mais alta e o de ponte mais cara (4,3 bilhões de dólares).
  • Durante os dez anos de construção, nunca houve um acidente fatal na Akashi-Kaikyo.
  • O comprimento total de fios de aço usados na ponte é de 300 mil km, quantidade suficiente para dar 7,5 voltas ao redor da Terra.

Fonte: National Geografic Channel

Copiado!

Comentários