Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia Ferroviária e Metroviária: qual a importância para a qualidade de vida da população e economia do país?

por Redação 360 | 13/09/2021

Você sabe qual a Engenharia lida com projeto e manutenção de locomotivas, vagões e carros de passeio em como a manutenção e instalação de vias? 360 Explica!

Alguns temas não são novidades no mundo da Engenharia. Contudo, não é novidade que o nosso país está atrasado em várias tecnologias desse setor científico. O sistema ferroviário e metroviário brasileiro é um exemplo. Mas, apesar das resistências de alguns e dificuldades financeiras que vários estados enfrentam, sua malha vem recebendo investimentos para a expansão.

No mundo, um objetivo entre muitos projetistas é encontrar meios de criar mais vias ferroviárias e metroferroviárias sustentáveis. Lembrando que o desenvolvimento dessa indústria aqui no Brasil garantiria uma melhor mobilidade em áreas urbanas. E, pensando nisso, muitas empresas têm lançado ideias para tornar esse grande país emergente mais moderno. Contudo, para isso, a sociedade e seus governantes precisam permitir que seja realizado, de fato, a implantação dessas novas tecnologias e soluções!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

tecnologia
Imagem reproduzida de
Rede Noticiando

O que engenheiros ferroviários e metroferroviários fazem, na prática?

Engenheiros especialistas nessas áreas são capazes de:

  • projetar vias,
  • desenvolver a manutenção da malha ferroviária e metroferroviária,
  • criar planos para impedir que aconteçam acidentes nos trilhos e ruas do país,
  • controlar a circulação das locomotivas,
  • resolver problemas técnicos, e
  • auxiliar os maquinistas.
tecnologia
Imagem reproduzida de FDR

Possíveis atuações no mercado de Engenharia

Depois de tudo que foi dito nos parágrafos anteriores, entendemos a importância da formação de profissionais em Engenharia Ferroviária e Metroviária em um país como o Brasil. Tendo mais especialistas no assunto trabalhando em nosso território, envolvidos sobretudo em obras públicas, poderíamos construir sistemas de malhas viárias mais ágeis, práticas, econômicas, seguras e sustentáveis. Isso seria bom para a qualidade de vida da população e economia do país!

tecnologia
Imagem reproduzida de Obras na Estação Francisco Morato

Características essenciais aos profissionais

O dia-a-dia de trabalho do engenheiro ferroviário e metroviário envolve atividades de projeto e manutenção de locomotivas, vagões e carros de passeio em como a manutenção e instalação de vias, preparo de materiais para sistemas de transporte veiculares ferroviários e metroviários, adequação da sinalização e operação viária, e a legislação e gestão de empreendimentos metroferroviários. Agora, é possível, em casos especiais, que esse tipo de profissional também exerça tarefas em áreas interdisciplinares, se envolvendo com casos de outras engenharias – como elétrica, mecânica e metalúrgica. Por isso, seus conhecimentos precisam ser amplos!

tecnologia
Imagem reproduzida de Metrô CPTM

Veja Também: Quais são os impactos ambientais gerados por rodovias?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como obter mais informações sobre a Engenharia Ferroviária e Metroviária mundial?

Existe uma carência muito grande de profissionais que se dedicam à Engenharia Ferroviária e Metroviária aqui no Brasil. E esse fato, como um efeito em cascata, também torna mais difícil que haja uma rápida contratação de profissionais qualificados para obras de transportes de passageiros sobre trilhos. Ainda bem que diversas empresas e associações pelo país já estão desenvolvendo eventos para estimular o desenvolvimento do setor.

Um exemplo importante é a Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP –  a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô. A sua 27ª edição, que acontecerá de modo online de 14 a 17 de setembro deste ano, abordará assuntos como:

  • desenvolvimento tecnológico,
  • aprimoramento das políticas públicas,
  • capacitação e desenvolvimento técnico dos profissionais do setor,
  • esclarecimento da população,
  • intercâmbio de informações e
  • disseminação de boas práticas, em âmbito nacional e internacional.
tecnologia
Imagem reproduzida de Semana de Tecnologia

Esse evento acontecerá e me simultâneo com a Semana de Tecnologia e da METROFERR – Exposição de Produtos e Serviços para o Setor Metroferroviário -, com a apresentação dos trabalhos técnicos, painéis temáticos, seminários, workshops e estandes virtuais, de forma a alcançar todo o público do Brasil e do Exterior.

As inscrições são gratuitas para associados e R$ 150,00 para não associados. Está incluso nesse valor o acesso virtual a estandes, workshops e salas técnicas, painéis e debates – palestras organizadas por agrupamentos temáticos.

Para acessar a programação e o congresso entre no site: www.semanadetecnologia.com.br


Fontes: Blog Inspirar, Semana de Tecnologia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.