Engenharia 360

A Engenharia Desportiva por trás do design das chuteiras da Copa do Mundo 2022

Engenharia 360
por Redação 360
| 21/07/2022 4 min

A Engenharia Desportiva por trás do design das chuteiras da Copa do Mundo 2022

por Redação 360 | 21/07/2022
Engenharia 360

Antes de tudo, você sabe o que é Engenharia Desportiva? Bem, é o conjunto de disciplinas relacionadas aos esportes, como projeto, desenvolvimento e teste de equipamentos e materiais para prática desportiva, considerando os requisitos dos atletas. Entra nesse quesito o desenvolvimento de projetos de chuteiras, por exemplo. Saiba mais sobre isso no texto a seguir!

O estudo ergonômico por trás da criação das chuteiras

Saber de ergonomia é básico para trabalhar com design de chuteiras. Isso tem a ver com o estudo da relação entre seres humanos e demais elementos envolvidos na relação de suas atividades. Isso leva o profissional a compreender como aprimorar o produto que está desenhado para oferecer conforto e segurança para os atletas, além de melhorar seu bem-estar e desempenho em campo. Mas, para isso, é preciso muito conhecimento em diversas ciências – interdisciplinaridade.

Depois, é também importante para a inovação desse tipo de produto conhecimento sobre o plástico – ou combinações de plástico. Sim, esse material desempenha um papel muito importante nessa história. Ele forma a base das chuteiras – resistente à água, muito durável e fácil de limpar e cuidar. Hoje em dia, inspiradas em calçados de corrida de ciclismo, com a parte superior em microfibra, é o calçado mais leve que se pode encontrar à venda.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

O lançamento da Nike para a Copa do Mundo 2022

Na metade de 2022, muitas marcas começaram a apresentar os artigos esportivos que vão oferecer para as equipes durante a Copa do Mundo – incluindo a bola oficial dos jogos, chamada de Al Rhila. Todos esses itens demonstram bem o nível de inovação tecnológica que a Engenharia Desportiva encontra-se neste momento. A Nike, por exemplo, desenvolveu um modelo especial de chuteiras, o ‘Air Zoom Mercurial’.

chuteiras
Imagem reproduzida de Fútbol Emotion

Essa chuteira da Nike é especial; ela é leve e possui uma cápsula de ar de comprimento de ¾ em seu interior. A questão é que, aproximando o pé no chão, os jogadores devem sentir uma maior sensação de agilidade e retorno de propulsão de energia, ou seja, garantindo mais rapidez de movimento em todas as direções. Outro destaque do seu design é o padrão de travas – o Tri-Star.

A saber, são atletas patrocinados que devem usar a chuteira ‘Air Zoom Mercurial’: no futebol maculino, Cristiano Ronaldo e Kylian Mbappe; e no futebol feminino, Sam Kerr e Ada Hegerberg.

chuteiras
Imagem reproduzida de ZonaSuburbana
chuteiras
Imagem reproduzida de Máquina do Esporte

Veja Também: Tecnologias para a Copa do Mundo FIFA de 2022

A evolução da engenharia das chuteiras nas últimas décadas

A engenharia das chuteiras mudou demais desde o começo das competições oficiais desse esporte, isso tanto na questão ergonômica quanto no uso de materiais. No início, elas eram feitas de couro, com cano na altura dos tornozelos e reforço na região do polegar para suportar o impacto da bola e pesavam cerca de 1kg. Mas, com o passar das décadas, os fabricantes começaram a usar fibras sintéticas e polímeros, o cano foi reduzido e muito mais, que fez as chuteiras ficarem mais confortáveis e leves.

Exato! Não se pode nem de perto comparar as chuteiras de hoje com as do início do século passado. Sem dúvidas, houve um salto evolutivo impressionante nos conhecimentos em fisiologia e biomecânica do esporte, aplicados aos treinamentos. E podemos provar tudo isso com base nas imagens a seguir. Confira!

  • (1891) A primeira chuteira: parecendo botas bicudas, feita de couro e com solado liso.
chuteiras
Imagem reproduzida de Manto FC
  • (1954) A de três listras: de couro mais macio (de vaca ou canguru), com travas substituíveis.
chuteiras
Imagem reproduzida de Fitness Depot Ottawa
  • (1970) Puma King: o primeiro modelo personalizado e mais leve.
chuteiras
Imagem reproduzida de archanahospitals
  • (1994) Adidas Predator: com vários tipos de combinações de borrachas.
chuteiras
Imagem reproduzida de CEFIPRA
  • (1998) Nike Mercurial: com design diferenciado, que garantia partidas mais “explosivas” e de alto desempenho.
chuteiras
Imagem reproduzida de Nike News
  • (2006) Puma V1.06: primeira chuteira da história com o cabedal feito com uma microfibra têxtil. E essa versão ainda possuía cadarço assimétrico, e solado com travas longitudinais e placa em fibra de carbono.
chuteiras
Imagem reproduzida de wp.kaoyip.edu.mo

Fontes: Blog Futfanatics, Wikipedia, Blog Maua, Terra, Mais Polímeros, Abril.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo