Engenharia 360

ODS: será que a Engenharia Brasileira está apta para responder à isso?

Engenharia 360
por Redação 360
| 28/09/2022 | Atualizado em 30/09/2022 4 min

ODS: será que a Engenharia Brasileira está apta para responder à isso?

por Redação 360 | 28/09/2022 | Atualizado em 30/09/2022
Engenharia 360
Falamos tanto em desmatamento, pobreza, analfabetismo, aquecimento global e mais. E o que fazemos? Arrumamos brigas, geramos conflitos e iniciamos guerras. O ser humano parece não ter jeito! Deveríamos estar lutando juntos, todos os povos, em busca dos mesmos objetivos, tornando o nosso planeta um lugar melhor para se viver. Aliás, em determinado momento, a Organização das Nações Unidas (ONU) listou que objetivos seriam estes – os ODS, que são 17:
  1. Erradicação da pobreza
  2. Erradicação da fome
  3. Saúde e Bem-Estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água Potável e Saneamento
  7. Energia acessível e limpa
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a Mudança Global do Clima
  14. Vida na Água
  15. Vida Terrestre
  16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
  17. Parcerias e Meios de Implementação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Imagem reproduzida de ONU

Nós, como profissionais das áreas das engenharias, deveríamos mirar também o nosso trabalho nestes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mas, como bem perguntou um de nossos colaboradores, Lucas Duarte Lacerda, “Será que a Engenharia Brasileira está apta para responder a isso?”. O que você acha? Pedimos que outros redatores refletissem sobre o tema. Veja o que eles responderam!

Cristiano Oliveira:

“Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nasceram da necessidade iminente de se pensar no futuro e nas próximas gerações, dados os danos causados ao meio ambiente devido à exploração irresponsável realizada pelo homem nos últimos tempos.”

“É uma iniciativa nobre e muitas empresas já se preocupam com parte da lista. Uma das dificuldades de se seguir à risca, talvez seja a parte que impacta o bolso das companhias e empresas.”

“De qualquer forma, o processo precisa ter um início e temos condições de desenvolver negócios com a premissa de respeitar o ambiente e ser sustentável no seu negócio. Evidentemente, algumas atividades têm um desafio maior que outras, por característica própria do negócio (exploração de petróleo, por exemplo).”

“No geral, as diretrizes apresentadas pela ONU, são grandes alertas para chamar nossa atenção a esses problemas!”

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Imagem reproduzida de ESKADA

Rafael Rosa:

“Certamente o mundo seria melhor se levássemos a sério essas questões. Muito bom o conceito geral da coisa.”,

“Até um momento, achava que a ONU era (só) a ‘paz mundial’ e questões do aquecimento global.”,

De certa forma, a paz mundial poderia acontecer mais facilmente se esses 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fossem aplicados. E sobre aquecimento global, não vejo nada muito real acontecendo do ponto de vista dos humanos preocupados com isso. Mas, de forma prática, já dá para sentir como as coisas não vão bem. A Europa ‘fervendo’, a gente vivendo inverno em setembro. Tenho medo de imaginar o mundo daqui a 30 anos.”

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Imagem reproduzida de Recicla Sampa

Rafael Panteri:

“Conheci as ODS em um processo seletivo para estágio que participei, em 2020. E, na ocasião, os candidatos deveriam elaborar uma proposta de inovação que tivesse algum dos objetivos como base.”

“Do meu ponto de vista, as empresas são peças-chave no processo de melhoria ambiental e social. Mesmo que ‘forçadas’ por questões legais e visibilidade no mercado ou preocupação legítima (um pouco rara atualmente), são suas ações que trarão resultados significativos nesse sentido.”

“Vejo a Engenharia caminhando para evolução e aumento dessas preocupações. Na minha área (energia elétrica), as fontes renováveis e de qualidade energética são tópicos bastante comentados. Claro que ainda há MUITO para evoluir. Mas, no geral, estou confiante com esse processo.”

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Imagem reproduzida de SheAtWork

Maria Sousa:

“A lista dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tem objetivo de grande importância para melhorar e salvar o nosso planeta. Mas, para isso acontecer, é necessário a união de TODOS deste mundo, pois são muitos fatores em diversas áreas que precisam da nossa atenção. E eles, de algum modo, estão presentes na nossa vida diária.”

“Por exemplo, aos cidadãos em compartilhar e ajudar entre si; buscar por uma alimentação mais saudável e praticar exercícios físicos; evitar o desperdício de alimentos, reutilizar e reciclar a evitar o aumento da produção de lixo no meio ambiente; entre outros.”

“Também é importante lembrar das ações das empresas e do governo/política, muito importante para o desenvolvimento do mundo. Estou me referindo à aplicação de estratégias eficientes e sustentáveis que ajudariam a diminuir os problemas ambientais, econômicos e sociais. Isso inclui incentivar e apoiar a educação em todos os níveis. Pois acredito que só a Engenharia não consiga soluções para todos os problemas. Mas, com a união de todas as áreas científicas, haveria mais possibilidades, desde a pesquisar, descoberta, teste, criação, aplicação… medidas que, com certeza, pudessem ajudar o mundo na diminuição, ou mesmo resolução, dos problemas que devem vir no futuro.”

“Parafraseando Marianna Moreno, ‘Precisamos cuidar da Terra para que as futuras gerações tenham a oportunidade conhecer as maravilhas naturais e viver com saúde.'”

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Imagem reproduzida de Blog ABRE

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo