O oceano guarda muitos segredos e também muito potencial para a engenharia. Contudo, a exploração dos seus recursos sempre representou um desafio significativo, sobretudo considerando as questões ambientais e de sustentabilidade. Neste contexto, surgiu a proposta da Dolphin Labs, dos Estados Unidos, de capturar a energia das ondas oceânicas e transformá-las em eletricidade limpa e persistente. Saiba mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!
A tecnologia por trás da Dolphin Labs
"O homem só pode descobrir novos oceanos se tiver coragem de perder a terra de vista." - Andre Gide.
Antes de tudo, vale destacar o quanto os cientistas desejam há anos dominar os mares para aumentar a segurança dos recursos naturais offshore e infraestruturas críticas. O que se sabe hoje é que as ondas oceânicas possuem densidade energética 5 a 10 vezes maior do que as energias solar ou eólica. Além do mais, essa forma de energia é mais consistente do que muitas outras alternativas renováveis.
Em 2025, o Engenharia 360 encontra no 3DEXPERIENCE World representantes da Dolphin Labs, especializada na fabricação de conversores de energia das ondas, para conversar sobre essa revolução, com desenvolvimento de tecnologias avançadas para aproveitar a energia das ondas, reduzir custos operacionais e emissões de carbono.
Veja Também: Ocean Based Climate Solutions: como a engenharia pode proteger os oceanos e reduzir as emissões de CO2
xNode Wave Energy Converter
O carro-chefe da empresa é o xNode Wave Energy Converter, um dispositivo super inovador. Tal equipamento pode produzir até 1 kW de eletricidade limpa de forma persistente, onde quer que haja movimento nas ondas do mar. Sem contar que oferece armazenamento integrado de energia (com capacidade superior a 3 kWh) ou ilimitado subaquático.
LEIA MAIS
O xNode é leve e pode ser utilizado tanto ancorado quanto de forma flutuante. Ele é durável, resistente contra impactos navais ou tempestades. E, a saber, foi projetado para atender às necessidades dos usuários finais nos mercados marítimos focados em sensoriamento remoto, vigilância e comunicações desde o fundo do mar até satélites.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
São possíveis aplicações da tecnologia xNode Wave Energy Converter:
- Manutenção de estações autônomas (AUV) em docas.
- Aumento das frequências inspecionais remotas.
- Monitoramento acústico de estoques pesqueiros.
- Medição de CO2 acima ou abaixo da superfície do mar.
- Rede global de sensores inteligentes distribuídos nos oceanos.
O papel da Dolphin Labs em programas ambientais
Atualmente, a Dolphin Labs é considerada um dos principais players no crescimento da ‘Economia Azul’, baseada numa exploração marítima feita de maneira sustentável. E como seus equipamentos são projetados para serem modulares, podem ser adaptados às necessidades dos clientes, inclusive para pesquisas ambientais. Como incentivo, a empresa foi selecionada para participar do programa DIANA, de apoio a startups inovadoras no setor marítimo, recebendo financiamento para aprimorar o xNode.
No momento, a tecnologia xNode já permite avanços em diversas áreas, como segurança marítima, ao monitorar infraestruturas costeiras e portuárias; pesquisa oceanográfica, garantindo a coleta contínua de dados sobre o ecossistema marinho; e exploração sustentável dos oceanos, viabilizando microgrids submarinos para fornecer energia em áreas remotas.
Fontes: Dolphin Labs.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.