Recentemente, a revista eletrônica Money Times divulgou uma matéria em que informa que, de acordo com a financeira AlixPartners, uma multinacional brasileira estaria ameaçando os planos de Elon Musk. Foi dito que a mesma pode entregar 80% de lucro e, assim, praticamente 'desbancar' a Tesla na produção de veículos elétricos, visando a substituição das frotas de veículos movidos a combustão.
Inserção no nicho de mercado atual mais competitivo
Isso quer dizer que essa empresa brasileira realmente pode estar se posicionando estrategicamente bem no mercado. Também integrando uma carteira de investimentos resiliente e potencialmente lucrativa - e justamente nesse setor que está com uma curva de crescimento alta. É provável que isso possa acabar com a hegemonia do petróleo, consequentemente livrando os consumidores dos preços abusivos dos combustíveis. O que acha?
Projeção de crescimento para os próximos anos
Certamente, você conhece poucas ou nenhuma pessoa com carro elétrico, ou mesmo híbrido aqui, no Brasil, não é mesmo? Infelizmente, no ano passado, as vendas desses modelos, ao nível global, não ultrapassaram 8%. Só que essa realidade vai mudar em breve, principalmente pelas ações mundiais ligadas às tendências ESG, que se referem às boas práticas nos campos sociais, ambientais e de governança. Sendo uma delas seguir as inovações para a sustentabilidade, numa realidade onde dependeremos menos de combustíveis fósseis, como a gasolina.
No Brasil, o avanço das vendas dos veículos elétricos têm sofrido pela deficiência de mercado interno de produção de baterias responsáveis pela melhor autonomia desses automóveis. A infraestrutura de recarga nas cidades do nosso país também é um problema. Por hora, apenas alguns poucos centros urbanos "comportam" um veículo elétrico. Porém, essa empresa brasileira, concorrente da Tesla de Elon Musk, pode está saindo na frente da mudança!
A perspectiva dos economistas é de que, até 2035, as vendas de elétricos cheguem a 54%. E quanto à empresa brasileira, ela diz que poderia entregar mais de 80% de lucro para seus acionistas nos próximos anos. É um bom número, não?
Diferencial da multinacional brasileira
Esclarecendo, essa multinacional não é uma montadora, mas fornece a infraestrutura necessária para o desenvolvimento dos carros elétricos, em especial seus motores e estações de carregamento. Ela consegue produzir sistemas de tração elétrica, que podem ser utilizados não só em carros de uso pessoal, mas também em veículos de maior porte, tipo caminhões, vans e ônibus, e até em locomotivas, bondes, trens e monotrilhos. E ainda está trabalhando no setor de estações de recarga - residenciais, semi públicas e públicas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A saber, a Tesla, no momento, tem poucos lançamentos de veículos elétricos e apenas um lançamento de caminhão elétrico.
Veja Também: É verdade que Elon Musk pretende construir uma fábrica da Tesla na Amazônia?
Fontes: Money Times.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.