Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

edX oferece curso gratuito de Empreendedorismo para Engenheiros

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 16/05/2019 2 min

edX oferece curso gratuito de Empreendedorismo para Engenheiros

por Larissa Fereguetti | 16/05/2019
Copiado!

Para muitos engenheiros(as) e futuros(as) engenheiros(as), o sonho é, além do diploma de Engenharia, conseguir abrir o próprio negócio. Porém, sobreviver no mercado não é nada fácil. É uma batalha diária prestar um bom serviço, por um preço justo e satisfatório para os dois lados, e tentar sempre ser melhor ou, pelo menos, ficar no mesmo nível da concorrência. É por isso que, para ajudar, a edX oferece um curso gratuito de Empreendedorismo para Engenheiros.

Empreendedorismo para engenheiros

O objetivo do curso é ajudar e incentivar o aluno a começar um empreendimento bem-sucedido na área tecnologia. Nele, o ato de empreender é explicado a partir de um contexto orientado para a tecnologia. Afinal, a tecnologia está presente em praticamente tudo na Engenharia.

O curso é muito indicado para quem sonha em abrir uma startup, por exemplo. Os módulos incluem a consolidação da sua equipe, o reconhecimento das oportunidades do mercado, a parte de financiamento e a aquisição de clientes.

empreendedorismo para engenheiros
Imagem: chemistryworld.com

No curso oferecido, é possível aprender sobre o que é preciso para ser um “technopreneur” (um empresário envolvido com tecnologia), ver alguns métodos para identificar oportunidades, aprender a liderar pesquisas de mercado (que servem para verificar a viabilidade da ideia de negócio), desenvolver uma proposta comercial viável, aprender a divulgar suas ideias, compreender a dinâmica do desenvolvimento de novos empreendimentos, desenvolver a capacidade de transformar uma ideia de negócio em marketing e planos financeiros e mais.

As ideias são trabalhadas em um ambiente de equipe e são usados exemplos de casos de sucesso para iniciar discussões, como fundadores e startups que levaram o seu próprio negócio a um novo nível. No final do curso, há a criação de um plano de negócios de duas páginas. A vantagem é que os alunos selecionados por alguma das incubadoras das universidades participantes (TU Delft, TU Eindhoven, University of Twente ou Wageningen University & Research).

O curso é gratuito, porém, para conseguir o certificado, é preciso pagar uma taxa de 99 dólares americanos. No entanto, mesmo sem o certificado, os conhecimentos são importantes para quem planeja ser um empreendedor. Então, é interessante fazer o curso mesmo que você não ache viável pagar, visto que os conhecimentos adquiridos podem valer mais que um “pedaço de papel”.

Outro ponto que pode ser um problema é que o curso é em inglês (com legendas em inglês disponíveis). Entretanto, é uma ótima oportunidade para você começar a treinar o idioma, que é mais que essencial nos dias atuais, caso ainda não domine a língua. Se você já consegue se virar bem no inglês, então não tem desculpa! Ainda, ele possui cerca de 8 semanas de duração se você dedicar cerca de 2 a 3 horas por semana. Para se inscrever, é preciso acessar o site da edX (neste link). Então, é só aproveitar a dica.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Artigo Anterior
Próximo Artigo

Comentários