Engenharia 360

Como evitar a intoxicação por monóxido de carbono: dicas importantes

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/01/2024 5 min
Imagem de Domínio público em Pxhere

Como evitar a intoxicação por monóxido de carbono: dicas importantes

por Redação 360 | 02/01/2024
Imagem de Domínio público em Pxhere
Engenharia 360

No primeiro dia de 2024, a cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, vivenciou uma tragédia. Quatro jovens morreram dentro de um carro no estacionamento da rodoviária local. A causa apontada foi falha mecânica no veículo que provocou no grupo intoxicação por monóxido de carbono. Infelizmente, as vítimas permaneceram cerca de quatro horas dentro do carro, com o ar-condicionado funcionando, sem perceber o vazamento.

Sabe-se que a exposição ao gás inodoro, incolor e tóxico, presente em diversos ambientes (como residências, veículos, e locais de trabalho) pode causar sérios problemas de saúde e até a morte. Pensando nisso, o Engenharia 360 resolveu publicar este artigo como forma de alerta para a importância de se tomar medidas para evitar a intoxicação. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

monóxido de carbono
Imagem de Simon Robben em Pexels

O que é monóxido de carbono?

Como dito anteriormente, monóxido de carbono (CO) é um gás insípido e extremamente perigoso. O mesmo é produzido pela combustão incompleta de materiais orgânicos ricos em carbono, como combustíveis fósseis, sistemas de aquecimento e outros equipamentos de combustão.

Basicamente, funciona assim: o combustível não recebe oxigênio suficiente para queimar completamente, o carbono não se combina com o oxigênio para formar dióxido de carbono (CO2), mas sim com o hidrogênio, formando monóxido de carbono (CO). E justamente por não ter cheiro, torna-se um grande risco, dificultando sua detecção em caso de vazamentos.

monóxido de carbono
Imagem de Wikipédia - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Carbon-monoxide-3D-vdW.png
monóxido de carbono
Imagem de Benjah-bmm27 em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Intoxica%C3%A7%C3%A3o_por_mon%
C3%B3xido_de_carbono#/media/Ficheiro:Carbon-monoxide-3D-balls.png

Observação: O monóxido de carbono é um dos gases apontados como causadores do efeito estufa no planeta, prejudicando o ambiente e as mudanças climáticas. A sua presença na atmosfera interfere no equilíbrio térmico do planeta, agravando o aquecimento global.

Onde o monóxido de carbono é encontrado?

Na engenharia, o monóxido de carbono é utilizado em processos industriais para a produção de metais e compostos orgânicos, embora seu uso demande precauções extremas devido ao alto risco.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

São exemplos de ambientes diversos onde é encontrado monóxido de carbono:

  • Veículos: Os veículos a combustão interna são uma das principais fontes de monóxido de carbono. Quando o motor do veículo não está funcionando corretamente, pode ocorrer uma combustão incompleta, liberando monóxido de carbono no escapamento.
  • Aquecedores e fogões: Os aquecedores e fogões a gás também podem liberar monóxido de carbono se não estiverem funcionando corretamente.
  • Churrasqueiras: As churrasqueiras a carvão também podem liberar monóxido de carbono, especialmente se não estiverem sendo usadas corretamente.
  • Fábricas: As fábricas que utilizam combustíveis fósseis para produzir energia podem liberar monóxido de carbono na atmosfera.
monóxido de carbono
Imagem de cottonbro studio em Pexels

Veja Também: Aquecedores Boiler: Uma análise abrangente sobre os tipos e o seu funcionamento

Como o monóxido de carbono age no organismo?

A exposição descontrolada dos humanos e animais ao monóxido de carbono pode resultar em sérios danos à saúde e até mesmo levar a fatalidades. Isso porque esse gás é asfixiante. Explicando de modo resumido, ele se liga à hemoglobina, proteína dos glóbulos vermelhos do sangue responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos. Assim, forma a carboxihemoglobina, que não transporta mais oxigênio para as células do corpo.

monóxido de carbono
Imagem de 8photo em Freepik

Sintomas da intoxicação por monóxido de carbono

Os sintomas da intoxicação por monóxido de carbono podem variar conforme a concentração do gás no ar e do tempo de exposição.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os sintomas leves incluem:

  • Dores de cabeça
  • Tontura
  • Fraqueza
  • Náusea
  • Confusão

Os sintomas graves incluem:

  • Desmaios
  • Convulsão
  • Insuficiência cardíaca
  • Morte

Como evitar a intoxicação por monóxido de carbono

Especialistas da área médica indicam que concentrações de monóxido de carbono acima de 35 partes por milhão (ppm) já são consideradas perigosas para a saúde humana. Aliás, mesmo as baixas concentrações, em exposições prolongadas, já podem causar danos irreversíveis.

Os engenheiros podem prever nos projetos de edificações ambientes com instalação de detectores de monóxido de carbono próximos a áreas de risco, como garagens; e esses dispositivos devem passar por manutenção frequente para garantir a sua eficácia. Depois disso, a única proteção possível para as pessoas seria o uso de modelos especiais de máscaras respiratórias - como aquelas indicadas para a segurança dos trabalhadores em certas tarefas de engenharia.

monóxido de carbono
Imagem de Rigby40 por Pixabay em Pexels

Outra preocupação que a engenharia precisa ter quanto ao monóxido de carbono é na hora de descarte de resíduos que contenham tal gás. Vale dizer que isso precisa ser feito de acordo com regulamentações específicas, evitando a exposição desnecessária ao mesmo. Para evitar intoxicação, deve-se manter equipamentos a combustão interna em bom estado de funcionamento e manutenção.

No seu dia-a-dia, nunca ligue o carro dentro de uma garagem fechada, sem ventilação. Certifique-se que ambientes com aquecedores, fogões e churrasqueiras tenham boa ventilação. E melhor ainda se puder instalar detectores de monóxido de carbono em casa.

monóxido de carbono
Imagem de alex Lázaro em Pexels
monóxido de carbono
Imagem de RDNE Stock project em Pexels

Veja Também:


Fontes: G1, UOL.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo