Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Eco-cápsula: e se você morasse em uma cápsula inteligente?

por Kamila Jessie | 24/04/2019
Copiado!

A eco-cápsula (Ecocapsule®) é uma casa inteligente e autossustentável, que utiliza energia solar e eólica para se manter. Com o aspecto e design futurista, a Ecocapsule® teoricamente permite que você fique em lugares remotos, fora do alcance da infraestrutura urbana, mas mantendo o conforto de uma residência. Fundamentalmente, é uma habitação autônoma, que pode servir como uma casa de campo, escritório móvel, estação de pesquisa ou qualquer abrigo inusitado em lugares pouco habitáveis. Ousado, né? A gente mostra um pouquinho de como funciona esse negócio.

eco-cápsula
Imagem: ecocapsule.sk

De onde vem a energia na eco-cápsula?

Em função do seu sistema de geração de energia, a eco-cápsula se apresenta como uma oportunidade singular para uma vida ecológica. A casa não precisa ser conectada ao fornecimento tradicional de energia e água, pois é autossustentável e pode gerar ambos os recursos do ambiente ao redor. A casa possui células solares de alta eficiência para maximizar a produção de energia, apresentando um potencial solar instalado de 880W. A turbina eólica de baixo ruído fornece até 750W durante o dia e também à noite. Além disso, o formato esquisito da eco-cápsula também é funcional: ele minimiza a perda de calor e permite a coleta de chuva na superfície (esta água é armazenada e filtrada no local).

Oficialmente, o Ecocapsule® é uma casa móvel compacta que pode permitir a vida fora do contexto urbano padrão, mas em ambientes incomuns. Ela comporta uma pequena cozinha, um quarto e banheiro. Na eco-cápsula, há diversas saídas para tomadas, onde você pode conectar, por exemplo, seu telefone ou computador. Ela também possui fogão e geladeira, mas não inclui televisão ou máquina lavadora de roupas, por exemplo. No caso, este tipo de aparelho é considerado incompatível com o conceito de “eco-casa”, pois ocupa muito espaço e apresenta grande demanda energética.

eco-cápsula
Imagem: ecocapsule.sk

 O vídeo abaixo mostra como ela é por dentro, bem como algumas situações em que a eco-cápsula poderia ser instalada:

Além do design diferentão, a autonomia energética instiga rebocar a eco-cápsula para locais remotos e empolgantes, onde você possa realmente encontrar paz de espírito. Cabe ressaltar, contudo, que a Ecocapsule® está à venda por aproximadamente 80 mil euros (aham!), o que a tira um pouco de um ideal meio Walden, não é mesmo?

eco-cápsula
Imagem: giphy.com

Fonte: Ecocapsule®; Forbes.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários