Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

E se não existisse amanhã para a sua profissão?

por Leandro Sampaio | 13/06/2016
Copiado!

desemprego-blog-da-engenharia.jpg2

De acordo com as previsões de David Baker, cofundador da revista de inovação tecnológica Wired e professor senior da The School of Life, a tecnologia tomará conta de todos os setores de emprego, que serão substituídos por máquinas.

No século XXI, a tecnologia se tornou peça-chave para o sucesso da população e do mundo com objetivo de melhorar a vida social e profissional do planeta. Em relação as profissões não será diferente, pois a cada dia, o ser humano deixa espaço para as máquinas executarem as coisas. Trabalhos braçais, técnicos e mecânicos, está sendo substituído por máquinas e robôs. Engenheiros, médicos e tantas outras profissões, estão buscando eficiência e eficácia nas produções e serviços, com auxílio da tecnologia e de máquinas para execução dos procedimentos.

desemprego-blog-da-engenharia

+ Desemprego

Com avanço da tecnologia e consequentemente com a dependência por máquinas e computadores, o desemprego aumenta, pois será de responsabilidade dos equipamentos todos os processos, quanto de produção e/ou serviço. De forma positiva, os esforços do ser humano serão reduzido, além de ter tempo para fazer as coisas que gosta. Por outro lado, o índice dos desempregados na sociedade irá aumentar, reduzindo a economia de todo o mundo. Os advogados, médicos etc, também serão vítimas do desemprego, pois existem robôs que planejam e executam decisões que um diretor por exemplo, pode resolver. “Nós construímos tecnologias que beneficiam o público amplo, mas ao mesmo tempo destroem mais postos de trabalho do que criam”, explica David Baker em uma palestra realizada em São Paulo.

+ E o futuro dos estudantes?

Na engenharia, existem várias formas de atuar no mercado de trabalho, como o empreendedorismo, afim de buscar a solução de problemas sem utilização de máquinas avançadas(robôs) e que necessitem de seres humanos para sua execução. Hoje em dia, principalmente os jovens, podem optar atuar em uma área que sempre sente desejo em executar, exigindo mais força de vontade, serenidade e objetivo.

Imagens: Shutterstock

Copiado!

Comentários