É possível minerar asteróides? Segundo a Planetary Resources, a primeira (e por enquanto única) empresa de mineração espacial, a resposta é sim!
Segundo o site oficial, a missão da Planetary Resources é "trazer os recursos naturais do espaço para esfera de influência econômica da humanidade, impulsionando nosso futuro para o século 21 e além". Algo bem audacioso, não acham? E não para por aí!
Empreitada científica
Vejam uma parte do grupo de cientistas e investidores que estão juntos nesta empreitada:
- Larry Page e Eric Schmidt (fundadores do Google);
- James Cameros (diretor de cinema);
- Charles Simonyi (ex-chefe de arquitetura de software da Microsoft);
- e a lista é longa...
Eles pretendem criar robôs comerciais de baixo custo que possam explorar asteróides e determinar sua posição, composição e acessibilidade de recursos. Depois estes recursos serão enviados para a Terra, e segundo eles "aumentar o PIB global".
Os asteróides foram os primeiros corpos celestes que surgiram durante a formação do Sistema Solar, e estão bem espalhados: alguns estão perto do Sol, outros de Netuno. Cerca de 9000 passam perto da Terra (mas a cada ano são descobertos aproximadamente 1000 asteróides). Cerca de 1500 são facilmente acessíveis da Terra. Alguns contém uma grande concentração de água (que pode dar suporte à um grande programa espacial) e outros com uma grande quantidade de metais precioso (como ouro e platina).
O primeiro passo do programa de exploração da Planetary Resources é o lançamento de satélites prospectores, chamados de série Arkyd 100.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também: Mulheres que mudaram a engenharia e a ciência - Caroline Herschel
Arkyd 100
O Arkyd 100 é o primeiro telescópio prospector da Planetary Resources. Ele ficará na órbita da Terra analisando os asteróides que tem algum valor econômico. Mas não é só isso: ele é o primeiro telescópio espacial onde pessoas de várias parte do mundo (inicialmente, as que contribuíram para a arrecadação de mais de 1 milhão de dólares no Kickstarter para a construção do telescópio) terão a chance de usar um telescópio espacial e poderem observar o espaço em altíssima resolução. Isso é algo extraordinário, pois dá acesso a estudantes, cientistas e exploradores do mundo todo à uma tecnologia de milhões de dólares.
E vocês, também estão empolgados com uma empresa que parece ter saído dos filmes de ficção científica?
Links:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- www.planetaryresources.com
- Arkyd 100 no Kickstarter
Texto por Douglas Moura. Estudante de Engenharia Civil, saxofonista amador e programador auto-didata, acredita que pode mudar o mundo um passo de cada vez. Ama jazz, software livre e ciências exatas.
Quer ter seu texto publicado aqui? Nos envie por email para redacao@engenharia360.com e se o conteúdo for aprovado nós publicamos!
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.