Engenharia 360

Pegou DP? Confira 5 dicas para te ajudar a correr atrás do prejuízo!

Engenharia 360
por Redação 360
| 11/08/2014 | Atualizado em 25/08/2022 4 min

Pegou DP? Confira 5 dicas para te ajudar a correr atrás do prejuízo!

por Redação 360 | 11/08/2014 | Atualizado em 25/08/2022
Engenharia 360

Sei muito bem e senti na pele o que é reprovar em uma disciplina, ao mesmo tempo, em que ficamos com raiva, ficamos também com a sensação de impotência... sei lá, é inexplicável, ainda mais quando você estudou para ca#%^te! Infelizmente passei por esse mix de sentimentos algumas vezes, quem nunca?

Se você está lendo esse artigo e ainda não pegou nenhuma DP, meus parabéns! Se esforce para não pegar, pois é realmente bem tenso! E ah, se você não sabe o que é DP, então nem queira saber, rs.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Antes que me perguntem, vou explicar rapidamente os fatos que me levaram a pegar algumas DP's, logo no começo da faculdade. Logo que comecei meu curso, morava a cerca de 100 km de distância e todos os dias ia e voltava para a faculdade, e ainda trabalhava durante a tarde. Saia de casa por volta de 05:30 da manhã, viajava os 100 km, depois voltava para a minha cidade, almoçava e percorria mais 30 km até a empresa, e por volta de 08:00 da noite saia de lá, chegando em casa na maioria das vezes por volta das 08:30 da noite (nos dias mais tranquilos), tomava um banho, jantava e, na hora de pegar para fazer exercícios/estudar (já era por volta de 10:00 da noite), quem disse que eu tinha alguma possibilidade de assimilar algo?

Screenshot 2014-08-11 18.03.44 | DP

Minhas notas e meu desempenho geral começou a melhorar consideravelmente quando eu finalmente me mudei para um local bem próximo da faculdade (4 km). Então se você vive uma rotina parecida com a que eu vivi, pense bem na possibilidade de morar próximo da faculdade e arranjar um trabalho local, você vai se surpreender com a mudança no seu desempenho! Bom, desde então tenho corrido para recuperar o tempo perdido, mas vamos lá!

Separei algumas dicas para quem pegou DP e não sabe o que fazer/como conciliar sem atrasar o curso.

ILUSTRAVidaUniversitaria

Veja Também: Como eu me sinto quando… estudo engenharia 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

#1 - Não deixe para fazer depois

As DP's realmente atrasam e muito a nossa vida, mas vejo muitas pessoas e inclusive eu cometi um erro gravíssimo: Ah, depois eu faço! Nada disso, acabei atrasando o meu curso; até mesmo pois as DP's que eu tinha eram pré-requisito para cursar outras matérias, e aí o que aconteceu? Fiquei para trás, então vai lá e corre atrás do prejuízo enquanto há tempo!

#2 - Tente não pegar DP da DP

provas_carlos_alexandre_bc_1200vu

É muito comum ao cursarmos de novo a mesma disciplina acharmos que "já sabemos tudo", e que nem precisaremos estudar muito, pois já fizemos uma vez. É aí que você se engana, se você estiver com esse pensamento pode esquecer, é DP novamente na certa!

#3 - Não se julgue 

Conforme eu falei no começo deste artigo, assim que ficamos sabendo que pegamos DP nos sentimos péssimos, com um mix de sentimentos incomuns, mas isso só vai te levar mais ainda para vala. Aconteceu, já foi, algum erro você cometeu, agora é hora de levantar a cabeça, seguir em frente e tentar não cometer mais o mesmo erro. E lembrando que os cursos de engenharia não são dos mais fáceis, infelizmente DP é algo bastante comum em nosso meio. 

#4 - Não tente discutir de forma grosseira com o seu professor

professor-600x400

Assim que saírem as notas, peça ao seu professor para revê-las, e caso haja a possibilidade tente dar aquela "choradinha básica" com o seu professor, mas nunca o ofenda achando que a culpa é dele e somente dele! Aceite, você provavelmente não fez por merecer, e o professor não pode simplesmente te dar nota e formar um Engenheiro incompleto. Lembre-se, o mundo dá voltas, e é possível que você encontre com o seu professor novamente em outra disciplina ou até mesmo no mercado de trabalho!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

#5 - O semestre tá acabando e você tá quase pegando?

É meu amigo, se você tá com um pé na DP, mas ainda tem aquela prova ou trabalho que possibilite a sua aprovação, eu só tenho uma coisa a te dizer: abdique de noites de sono, vida social, qualquer coisa fora da faculdade! Foco, agora é a hora do tudo ou nada, vai fundo que você consegue!

E você, já pegou DP ou não? Conta para gente nos comentários! E é claro, se você tiver alguma sugestão, será sempre bem-vinda!

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo