A sensibilidade ao glúten é um empecilho bem incomodo para os celíacos. Além de restringir consideravelmente a gama de alimentos que podem ser consumidos, causa problemas como carência de ferro, enxaquecas, cansaço, inflamações, problemas digestivos e muitos outros transtornos.
Mas olha que legal! Um novo gadget está chegando ao mercado e promete facilitar a vida de quem está em dieta restritiva e tem de manter distância do glúten. O dispositivo, desenvolvido por uma empresa de São Francisco, permite identificar se qualquer tipo de alimento ou refeição que possua glúten.
Embora a maioria dos alimentos já tenha essa informação na embalagem, muitos ainda não informa dos traços encontrados, o que é bastante comum. Além disso, é muito útil para as refeições fora de casa, pois nunca sabemos como são produzidas.
O Nima, tem suporte existente para os sistemas Android e iOS, e a comunicação é realizada via Bluetooth.
Para fazer o teste do glúten, o consumidor deve coloca uma pequena amostra (sólida, pastosa ou até mesmo líquida) do alimento dentro do refil do dispositivo, e esperar por cerca de 2 minutos.
Caso seja detectado que a amostra possui mais de 20 ppm (partes por milhão) de glúten, uma carinha triste é exibida, caso contrário uma carinha feliz é apresentada, simbolizando que o alimento está livre e pode ser consumido!
O Nima ainda está em fase de pré-venda nos Estados Unidos, com valor de 249 dólares (cerca de 1000 reais) e deve chegar em breve ao Brasil.
Fonte: IEEE
Comentários
Bernardo Lopes Frizero
Redator de conteúdo voluntário do Engenharia 360. Contribuiu para o site com a elaboração de textos diversos com temas relacionados ao mundo das engenharias.