Dizem que um dos maiores vilões para o consumo de água dentro de casa são as bacias sanitárias – cerca de 29% dos gastos residenciais. Mas o que podemos fazer? Se tem algo que não podemos evitar é fazer as nossas necessidades. Contudo, podemos buscar entender melhor os modelos de descargas para escolher qual o tipo que queremos usar nos banheiros de casa. Se vamos reformar estes ambientes, podemos aproveitar para atualizar o sistema e poupar água no futuro. O que acha?

Os diferentes sistemas para descargas de banheiros
Atualmente, nas casas brasileiras, você encontrará alguns modelos diferentes de sistemas de acionamento de descargas de banheiros. A versão mais antiga é aquela com caixa suspensa, funcionando por vácuo ou válvula – necessitando de coluna hidráulica embutida na parede. Já a versão mais atual é com caixa acoplada. Só lembrando que a descarga só estará mesmo completa pela última peça, que é a bacia sanitária.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ambos os modelos, quando obsoletos, podem apresentar um fluxo contínuo de água, ou seja, um vazamento que deve aumentar horripilantemente a conta de consumo. Cuidado!
Ademais, hoje em dia, já existem descargas dos dois tipos com opção de acionamento com dois fluxos, o que também ajuda na economia de água.
Leia Mais
Válvula de parede
-
Imagem reprodução da Casa Mimosa -
Imagem reprodução da Telhanorte
Este modelo de descarga já foi até mais utilizado em projetos de arquitetura residencial. É um sistema reconhecido pela boa pressão – que pode ser regulada por um parafuso interno na peça embutida na parede. Sua aparência é discreta e compacta. A grande vantagem é possibilitar vazão de fluxo com duração que o usuário quiser. Porém, é justamente isso que faz aumentar a conta de água. Além do mais, é bastante difícil fazer a manutenção de tudo – às vezes, exigindo quebra de azulejo e alvenaria. Fora que exige um encanamento de alimentação de diâmetro maior, vindo independente e diretamente do reservatório. Então,… Vamos ao plano B?!
Caixa acoplada
-
Imagem reprodução da Só Faz Quem Sabe -
Imagem reprodução da Hiperfer

Este é o nosso plano B! A caixa acoplada é o modelo de descarga mais utilizado hoje nos projetos, pois apresenta um sistema conhecido pela economia de água, por não permitir descargas demoradas. Outra razão pela sua alta indicação é porque é fácil de ser instalada, sem maiores trabalhos em alvenaria. Sua manutenção também é menos cara, pois, internamente, é composta de peças de plástico. A principal desvantagem é apresentar baixa pressão, por conta do reservatório principal estar a poucos centímetros da própria bacia. E a outra é ocupar mais espaço de planta, por conta desse reservatório. Mas, no geral, vale muito mais a pena, não acha?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Informação Bônus
Medidas padrão:
⦁ Para válvula: altura de entrada de água deve ter de 33 cm e a distância da parede até a saída de esgoto 25 cm.
⦁ Para caixa acoplada: altura da entrada de água 20 cm e a distância da parede até a saída de esgoto 30,50 cm.
Veja Também: Ducha higiênica – saiba tudo sobre este acessório para banheiros
Comentários

Simone Tagliani
Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; e proprietária da empresa Visual Ideias.