Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

5 dicas para você, profissional de Engenharia e Arquitetura, 'bombar' no Instagram

por Redação 360 | 30/06/2021

O Instagram é, hoje, uma das melhores redes sociais para profissionais de Engenharia e Arquitetura exporem sua marca ou de sua empresa. Saiba mais!

Certamente não é nenhum exagero dizer que as redes sociais estão transformando a maneira como nos relacionamos com o mundo – incluindo profissionais e empresas. Por isso, é importante entendermos um pouco mais sobre as estratégias de Marketing Digital utilizado nestas plataformas, e como podemos tirar o melhor proveito disso para obtermos mais clientes e parceiros de negócios. Hoje, o Instagram é uma das melhores plataformas para Engenheiros e Arquitetos divulgarem os seus trabalhos e compartilharem conteúdos relevantes nas suas áreas de conhecimento.

Por falar nisso, já conhece o perfil do 360 no Instagram? Por lá você pode acompanhar o lançamento de matérias no site, bem como promoções, lives, dicas, curiosidades, quiz e muitas outras postagens bem interessantes sobre as Engenharia! Segue lá!

Mas, continuando, o Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo todo! Além disso, apresenta um dos maiores níveis de engajamento por parte de seus usuários – superando até mesmo a gigante Facebook. Estes são motivos mais do que suficientes para você criar uma conta e estar nesta rede também! Mas se não tem ideia de como começar as suas publicações e ganhar uma boa visibilidade na Internet, deve acompanhar a lista de dicas apresentadas a seguir! Vamos te ajudar a ter um perfil profissional super bacana! Confira!

Veja Também: 10 perfis no Instagram sobre Engenharia e Arquitetura para você seguir

1.Defina quem é o seu público

Todo produtor de conteúdo – e agora você também será um – deve conhecer seu público e como ele se comporta no Instagram! Isso ajudará você a entender o que deve expor na plataforma, que tipo de linguagem utilizar, que conteúdo publicar e como agir nas possíveis respostas. Vale fazer alguns testes, de vez em quando, para aprender novos caminhos para atingir mais audiência!

2.Capriche na Bio

Bio é a edição do seu perfil no Instagram, que inclui a sua foto ou logo e a descrição colocada ao lado. É neste espaço que você irá contar para as pessoas que tipo de conteúdo elas irão encontrar neste perfil de Engenharia e Arquitetura. Mas pense bem no que escrever, pois o espaço é limitado! Fora que será uma das primeiras impressões que as pessoas terão do seu trabalho! Aposte em uma descrição objetiva e concisa, resumindo o que você ou sua empresa têm a oferecer, bem como seus dados de contato.

redes sociais
Imagem extraída de Canaltech

3.Apresente um conteúdo relevante

As pessoas vão buscar a sua página por uma razão e esperam encontrar dentro do seu perfil no Instagram o que procuram. Pode ser respostas sobre o seu negócio, os serviços que oferece, exemplos de projetos desenvolvidos ou respostas para outras dúvidas. Tudo isso são conteúdos relevantes para uma audiência de Engenharia e Arquitetura!

Antes de publicar qualquer coisa, pense se isso, de fato, irá agregar algum valor para à sua imagem de profissional ou à imagem de sua empresa!

Quando mais as pessoas ficarem satisfeitas com o seu conteúdo, derem like e compartilharem suas postagens, mais você será notado nas redes! Mas aqui vai uma dica: só ganham notoriedade na Internet aqueles que são mais autênticos, que sabem mostrar que, de algum modo, fazem a diferença no mundo! São estas referências que as pessoas desejam seguir!

Sabe o que faz a diferença também? Imagens de boa qualidade; um conteúdo personalizado com a identidade visual da sua marca!

Não se esqueça das hashtags

Sabe o que são hashtags? São aquelas palavras que colocamos na descrição com o símbolo de ‘#’ na frente. Elas servem para indexar conteúdos. Dessa forma, se alguém tem interesse em ‘engenharia’, ‘engenhariacivil’, ‘arquitetura’, ‘construcaocivil’, e mais, irá encontrar mais facilmente o seu conteúdo ou outros relacionados. Ou seja, as hashtags irão direcionar publicações que contenham essas marcações para o feed dessas pessoas.

Então, use sempre hashtags relacionadas a sua área de atuação e, é claro, ao conteúdo que você está publicando!

redes sociais
Imagem extraída de JivoChat

4.Explore as ferramentas do Instagram

Dentro do Instagram, você pode postar imagens na timeline e também pode explorar as possibilidades da ferramenta Instagram Stories. Neste caso, as pessoas conseguem acompanhar melhor, em tempo real, o progresso do seu trabalho.

5.Continue mantendo contato com o seu público

Não adianta você apenas ‘jogar’ conteúdo nas redes, mas não conferir a reação das pessoas – e nem deixá-las sem respostas quando lhe fizerem perguntas. O próprio Instagram sugere ‘socialização’ – afinal, esta é a ideia chave da criação das redes sociais! Então, de vez em quando, tire um tempo para responder comentários e interagir com os seus seguidores. Isso ajudará a fortalecer a sua marca, construir uma audiência engajada e participativa!

E se os resultados foram negativos

Se por acaso isso acontecer, talvez seja o caso de você realizar novos testes ou até mesmo mudar de estratégia!

Quanto melhor você conhecer a sua audiência, melhores serão seus resultados! Não desista! Com o tempo você vai aprendendo que tipo de conteúdo mais engaja e até mesmo o que afasta o público!


Fontes: CAE Treinamentos.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.