Engenharia 360

Desenho Industrial: utilizando o 3DEXPERIENCE Connector para gerenciamento de produtos

Engenharia 360
por Redação 360
| 07/02/2022 | Atualizado em 21/03/2022 3 min

Desenho Industrial: utilizando o 3DEXPERIENCE Connector para gerenciamento de produtos

por Redação 360 | 07/02/2022 | Atualizado em 21/03/2022
Engenharia 360

Certamente, a coisa que os projetistas mais desejam para o seu trabalho é ter uma rotina mais simples; ao mesmo tempo, os desafios impostos pelo mercado são muitos. Por exemplo, imagine todos os processos envolvidos no desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos, etapa por etapa. Complexo, não? Inclusive, por conta das próprias necessidades da vida atual, a indústria é pressionada a reduzir cada vez mais o tempo de lançamento dos produtos. Para isso, as decisões tomadas pelas empresas precisam ser cada vez mais inteligentes e rápidas. E é aí que entram soluções como a plataforma 3DEXPERIENCE. Saiba mais no texto a seguir!

3dexperience connector
Imagem reproduzida de SOLIDWORKS

Dentro da plataforma 3DEXPERIENCE

Antes de tudo, precisamos falar um pouco sobre a plataforma 3DEXPERIENCE. Se você trabalha com as engenharias, vai adorar conhecer este sistema! Trata-se de uma central de soluções de inovação oferecida pela empresa francesa Dassault Systèmes, algo voltado para uma variedade de processos de negócios, um mundo de recursos para profissionais de diferentes setores, sendo um deles o de gerenciamento de dados sob medida para usuários do programa SolidWorks. Por exemplo, a plataforma pode rastrear as atividades feitas em seu desktop e sincronizar isso conforme o necessário, atualizando os arquivos em nuvem em tempo real.

Aliás, outra coisa que acontece em tempo real dentro da plataforma 3DEXPERIENCE é a colaboração de todas as equipes envolvidas no projeto. Através do sistema, é possível seguir uma lógica PDM (Gerenciamento de Dados do Produto) e rastrear, gerenciar e controlar a criação de modelos 3D, desenhos industriais e mais. Contudo, é preciso destacar que o arquivo original de projeto de Engenharia permanece, nesse caso, preservado dentro do sistema existente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
3dexperience connector
Imagem reproduzida de Impararia Channel em Youtube

3DEXPERIENCE Connector

Existe, portanto, esta ferramenta de conector SolidWorks para a plataforma 3DEXPERIENCE, permitindo tal experiência segura, que evita uma série de interrupções do design industrial, além de facilitar gestão e práticas atualizadas. O processo todo é bastante natural, desde a geração de projetos com conceito mecânico e industrial – uma ideia – até a migração para PLM, por exemplo.

3dexperience connector
Imagem reproduzida de PLM Group

Por que investir, então?

Sim, o 3DEXPERIENCE Connector foi desenvolvido para usuários especializados que estavam acostumados com aplicativos CAD. Esses profissionais precisam, em seu dia a dia, de atalhos bem simples para as ferramentas necessárias para o desenvolvimento dos seus trabalhos. Só que no app CAD, o cliente está acostumado a conectar o programa a um servidor PDM – que são justamente ajustados a formatos CAD específicos. O que acontece a partir daí é a criação de uma imitação de sistemas de arquivos de seus próprios desktops. Porém, raramente os usuários entram depois no sistema PDM. Já a solução apresentada pela Dassault Systèmes é mais prática, pois é um navegador da Web para acessar diretamente os recursos de gerenciamento de dados do PLM (Gerenciamento do ciclo de vida de produtos) fora do aplicativo CAD e desktop. Isso representa uma mudança considerável para a rotina de um usuário!

Vantagens do sistema PLM

Para a maioria dos profissionais e empresas que trabalham com desenho industrial, a adoção de um sistema PLM se traduz em uma mudança na forma como o design gerencia seus dados CAD e outros em formação. Representa uma forma melhor de produtividade de projetos e até de interação com sistema PDM, ou seja, de Gerenciamento de Dados do Produto. Além do mais, o PLM teria muito mais funcionalidades que o próprio PDM. Por fim, nesse caso, o pacote completo de documentos e informações orientados ao produto são interconectados e relacionados, representando uma rica e única fonte de verdade para todos.

Então, o que você acha desta solução para o desenho industrial? Escreva nos comentários!

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo