Existe um objeto que há mais de 300 anos intriga os pesquisadores, que é o dodecaedro romano, um polígono metálico (de liga de cobre, estanho ou chumbo), oco e com 12 faces. A primeira vez que ele foi encontrado foi na Inglaterra, no ano de 1793. Desde então, mais de 100 dodecaedros foram identificados em diversos outros países da Europa. Agora mais um foi achado no Reino Unido. Porém, o enigma é que ninguém sabe qual o propósito ou função. Confira o texto a seguir, do Engenharia 360, para saber mais!
Uma janela para a Roma Antiga
Vamos começar este texto falando sobre possível o cenário pano de fundo para a criação do dodecaedro romano. Vale destacar que o objeto foi encontrado em sítios arqueológicos em países como Inglaterra, França, Espanha, Itália, Suíça, Bélgica, Hungria, Áustria, Holanda e Luxemburgo. Essas são regiões onde as práticas, cultura, crenças e tecnologias romanas geraram grande impacto político, econômico e social.
Naquele tempo, foram desenvolvidos muitos instrumentos de medição, armas, peças de arte e objetos religiosos. Agora, pense bem, em qual categoria será que se enquadra um dodecaedro? Ninguém até hoje pôde ter certeza do porquê de seus vários tamanhos (alguns variando entre 4 e 11 cm de diâmetro), buracos irregulares e intrincadas decorações.
Teorias sobre a função do dodecaedro romano
Sabe qual o problema dessa história? Simplesmente não existe qualquer registro histórico que faça referência a esse objeto, seja descrevendo-o em texto ou representando-o por meio de desenhos. Justamente por isso, as pessoas começaram a criar várias teorias sobre o artefato. Algumas das hipóteses para os dodecaedros incluem:
- Instrumentos de medição ou calendários
- Armas ou pontas de cetro
- Peças de arte ou decoração, adornando ambientes de prestígio
- Objetos usados em rituais pagãos ou práticas mágicas
- Auxílio na fabricação de luvas de tricô
Observação: Os dodecaedros já encontrados não mostram sinais de desgaste, o que descarta a possibilidade de serem ferramentas.
Olha que interessante o que disse certa vez o pesquisador Richard Parker, do Norton Disney History and Archaeology Group, "Foi necessário muito tempo, energia e habilidade para criar o nosso dodecaedro, por isso não foi usado para fins mundanos", "Apesar de toda a pesquisa realizada sobre nosso dodecaedro e outros similares, não estamos mais perto de descobrir exatamente o que é e para que poderia ter sido usado".
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Novas descobertas e o dodecaedro romano mais bem conservado
Recentemente, foi descoberto um dodecaedro romano de 1.700 anos em Norton Disney, no Reino Unido, e isso fez reacender a esperança da comunidade científica de que finalmente poderemos desvendar o enigma milenar.
Bem, tomara mesmo que, juntamente com outras pesquisas em andamento, nos aproximemos da verdade sobre a função e significado de um artefato tão fascinante assim. Vai saber se a revelação não inspiraria ainda mais a engenharia moderna em seu aprimoramento!
A saber, o "dodecaedro inglês" - que, aliás, foi encontrado com uma cerâmica romana do século IV- é o mais bem conservado já descoberto. A maioria dos dodecaedros descobertos até agora foram encontrados quebrados em pedaços. Já este está preservado e mede 8 cm de altura, pesando 254 g.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Neste momento, existem muitos arqueólogos e historiadores trabalhando em novas escavações e iniciando novos estudos sobre os dodecaedros romanos. Certamente, em breve, receberemos mais pistas que possam revelar a verdadeira natureza desses artefatos. Enquanto isso, somos lembrados da vastidão e complexidade dessa que foi uma das civilizações mais importantes da história, a Roma Antiga.
Comente aí, qual o seu palpite sobre a verdadeira função e o significado desses objetos milenares? Escreva na aba de comentários logo abaixo!
Veja Também:
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.