A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) está com as inscrições abertas até o dia 20 de maio. Para quem não conhece, mas se interessa em participar, a competição tem como objetivo incentivar estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico a trabalharem em equipe para construir robôs e programá-los.
É possível se inscrever em duas modalidades: teórica e prática. Na modalidade teórica, os alunos fazem um prova na sua própria escola durante a primeira fase. Todas as questões estão relacionadas à aplicação da robótica na resolução de problemas práticos do cotidiano. Essa modalidade é a mais requisitada. Para se ter uma ideia, em 2016, 110 mil pessoas participaram dessa avaliação em suas instituições.
Já a modalidade prática pede que a inscrição seja feita por grupos. São válidas equipes de dois a quatro competidores, que precisam criar robôs capazes de enfrentar sozinhos obstáculos e desafios numa pista de madeira. Existem dois níveis de dificuldade: um voltado a alunos do ensino fundamental e outro a alunos dos ensinos médio e técnico. 2,9 mil equipes se inscreveram na modalidade prática da olimpíada no ano passado. Haja cabeças pensantes, não é mesmo?
+ Como se inscrever:
A participação na competição é gratuita, e as inscrições podem ser realizadas através do site da Olimpíada Brasileira de Robótica. Os finalistas serão encaminhados para a última etapa nacional, marcada para acontecer entre os dias 7 e 10 de novembro, em Curitiba.
As informações foram divulgadas pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos.
Se você conhece alguém do ensino fundamental, médio e técnico que queira participar, compartilhe este artigo. Incentive o surgimento de futuros engenheiros e cientistas no Brasil!
Fonte: Inova.Jor | Foto: Reprodução
LEIA MAIS
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.